Deputado paranaense assume como representante do ramo agropecuário da Frencoop nacional

O deputado federal José Carlos Schiavinato do PR originário de uma das regiões onde o cooperativismo é dos mais fortes do Brasil, o Oeste do Paraná, assumiu como coordenador do ramo agro na Frente Parlamentar do Cooperativismo em Brasília.

Ele já  foi deputado estadual do Paraná. Na Assembleia Legislativa do Paraná, coordenou a grupo de trabalho que tratou do embargo da União Europeia ao frango brasileiro, é um dos autores da lei contra o fracking no Estado, realizou audiências públicas sobre energias renováveis como o biogás e sobre a destinação final das carcaças dos animais mortos por causas naturais nas propriedades rurais, tema que acompanha até hoje junto ao Ministério da Agricultura.

Devido a esse histórico e à forte ligação com o agronegócio do Paraná, Schiavinato, agora em seu primeiro mandato como deputado federal, integra a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) como representante do ramo agropecuário e promete defender as demandas do setor no Congresso Nacional. “O cooperativismo deve servir de exemplo ao país, não apenas como um modelo de negócio, mas também como meta a ser atingida enquanto sociedade. Agropecuária e cooperativismo andam de mão dadas e são interdependentes, é nessas duas vias que passa todo o desenvolvimento do Brasil”, defendeu Schiavinato.

Para essa legislatura, a Frente pretende focar seu trabalho nos segmentos de saúde, educação, transportes, produção e telecomunicações.

O cooperativismo é um modelo de negócios em que os associados participam como proprietários das atividades econômicas em que trabalham. No Brasil, as cooperativas representam 10% da economia. Na economia, o cooperativismo tem muita força. Segundo dados da OCB, a estimativa de faturamento para 2019 é de 420 bilhões de reais. São gerados mais de 350 mil empregos diretos nas cooperativas, e é um setor que já representa pelo menos 10% do PIB brasileiro.

Fonte: Jornal O Presente

Leave a Comment

Pular para o conteúdo