Programa Saúde da Mulher Rural reúne 150 mulheres em Rio das Antas

Saúde da mulher, nutrição, violência e autoestima foram alguns dos assuntos abordados com a 150 mulheres que participaram do Programa Saúde da Mulher Rural em Rio das Antas, no Meio Oeste catarinense. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e contou com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Sindicato Rural de Videira.

Além de aprender mais sobre os cuidados com a saúde, as mulheres tiveram momentos de lazer, confraternização e de cuidados com a beleza. O evento englobou ações do Outubro Rosa, com coleta de exames de preventivos, requerimentos de mamografia, vacinação e avaliação odontológica. Foram feitos 43 exames Papanicolau. As mulheres também tiveram à disposição maquiagem, manicure, massagem, auriculoterapia, atividades físicas, palestras e torneio de vôlei.

O presidente do Sindicato Rural de Videira enfatizou que o programa envolveu todas as comunidades em um dia dedicado às mulheres. “Sabemos que muitas vezes as mulheres cuidam dos filhos, dos esposos e acabam deixando de lado sua própria saúde. O Programa Saúde da Mulher Rural vem auxiliá-las na prevenção de doenças e para que possam fazer exames que muitas vezes passam despercebidos”, ressaltou Bolsani.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, salientou que o Programa Saúde da Mulher Rural é promovido em todas as regiões rurais catarinenses na forma de um dia de atividades que inclui palestras, orientações, serviços gratuitos e o exame laboratorial Papanicolau. “Além de orientar sobre a prevenção e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças, proporcionamos um dia de lazer e integração, estimulando o aumento da autoestima e os cuidados com a saúde das mulheres do meio rural”.

A oportunidade de educação e prevenção ao levar para as mulheres conhecimentos que possibilitem a mudança de atitudes, favorecendo melhor qualidade de vida, foi destacada pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo. “Além de cuidar de si, as mulheres, geralmente, cuidam de toda a família. Elas levam as informações para a propriedade e orientam os esposos, filhos e demais familiares”.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Leave a Comment

Pular para o conteúdo