Recolhimento de pilhas é ação constante entre os colaboradores da Cooperja

Para registrar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Cooperja de Jacinto Machado realizou uma campanha interessante, com atitudes simples, que podem modificar positivamente, comportamentos e atitudes da população.

Em todas as suas unidades, realizou o recolhimento de pilhas descartáveis. Foram instalados nas unidades, recipiente “papa pilhas”, para descartar corretamente o material. O descarte pode ser efetuado, não apenas pelos colaboradores, mas por todos os associados e clientes da Cooperativa.

“Aprovo esta iniciativa e participo, entregando minhas pilhas no Posto de Combustíveis. Sei que as Lojas Agropecuárias e os Supermercados também recebem. O importante é destinar corretamente esse material perigoso e tóxico, não só para nós seres humanos, mas para todo o ecossistema”, afirma Alice Roecker.

A Cooperja destina corretamente o material, através de uma empresa especializada, que realiza o recolhimento de todo o volume recebido.

Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês. Além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece. O organismo pode absorver substâncias e contrair doenças como o câncer.

Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Porém, os metais pesados nunca se degradam. Em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais.

A Cooperja realiza várias outras atividades e ações de conscientização socioambiental, nos diversos segmentos dentro da sua área de atuação. Como: o recolhimento de tampinhas de garrafa PET (independente do tipo de embalagem), entre os seus colaboradores. O material recolhido é doado para entidades filantrópicas da região, que revertem em recursos financeiros, que por sua vez ajudam nos custos de manutenção desses locais. E, o recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas, dos clientes associados, que são encaminhadas à Arasul, Associação parceira na destinação correta destes materiais.

Fonte: Cooperja

Leave a Comment

Pular para o conteúdo