A comunicação cooperativista em expansão em SC

O setor agropecuário e cooperativista de SC já é reconhecido como inovador e desbravador. Muitos projetos ou programas por aqui iniciados e implementados, conquistaram outras regiões por esse País a fora. Especialmente o nosso cooperativismo e tido como de sucesso, e certamente tem muito a ver com a nossa estrutura fundiária, onde pequenas propriedades, dependem de dois fatores fundamentais para sobreviverem com sucesso: diversificação de atividades, e por aqui elas estão presentes; e a união das pessoas, através das cooperativas.

E dentro do cooperativismo, dois ingredientes têm contribuído para o sucesso do setor agropecuário: a comunicação cooperativista; e a convivência pacifica e positiva com os políticos e governantes, independentemente de suas origens partidárias ou ideológicas. Proporcionalmente, aqui no Estado, as cooperativas e suas entidades de representação, certamente investem mais em comunicação cooperativista, e isso tem contribuído para maior conscientização dos seus integrantes e do público em geral, mostrando a importância da união; e os resultados econômicos e sociais, de interesse comum.

A Fecoagro tem liderado a implementação de projetos de comunicação, sempre contando com o apoio das principais entidades do setor. Seus programas de comunicação têm sido elogiados por todas as partes do País onde o sinal chega. Agora, com a Internet e mídias sociais, a expansão não tem fronteiras, e todas as plataformas possibilitam o acesso a todos os interessados, independentes da região, no País ou no exterior. Tradicionais programas de rádio, que existem há mais de 40 anos, hoje têm facilidade de sintonia, mas ainda predomina o interesse pelo sistema de irradiação pelo ar, onde o público acompanha pelas emissoras locais. A Televisão pela Internet avança, e oferece facilidades de sintonia até mesmo pelos celulares. Entretanto, a televisão em sinal aberto ainda predomina, especialmente nos grandes centros urbanos.

Foi pensando nisso que a Fecoagro, com apoio da Alesc, começa nesta segunda-feira um programa de televisão diário, pelo sinal aberto. A Band de SC abriu espaço especial para um programa diário de 30 minutos, no horário do meio-dia, para que possamos mostrar ao campo e a cidade, as principais ações do nosso agro e do cooperativismo. Uma nova iniciativa que precisa ser prestigiada.

Com a responsabilidade de produção do conteúdo por parte da Fecoagro, o programa “Coopernews”, também vai abrir espaço para o legislativo catarinense mostrar suas ações em defesa do nosso setor. A Frencoop e a Comissão de Agricultura terão seu espaço cativo, e seus trabalhos serão difundidos, não apenas o setor agro, mas para todo o cooperativismo catarinense. Cabe-nos também, agradecer o apoio do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal, que possibilitou que implementássemos mais um projeto que vem a contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo e do agronegócio de SC. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro/SC.

Leave a Comment