As previsões de que poderia faltar fertilizantes no Brasil para o plantio da próxima safra estão se confirmando. Os alertas feitos pela Fecoagro às cooperativas para que os agricultores realizassem as compras em tempo hábil foram pouco atendidos. Os agricultores continuaram aguardando uma maior queda nos preços dos adubos e um aumento no preço dos grãos. Nos últimos dias, os preços dos grãos até subiram, mas isso ocorreu mais pela valorização do dólar do que pelo mercado externo em dólar. Enquanto isso, os fertilizantes subiram de preço tanto em dólar quanto devido ao aumento do dólar.
Quem ganhou algo com o aumento dos preços dos grãos em reais, perdeu nos fertilizantes. O aumento foi vantajoso apenas para aqueles que já haviam adquirido os fertilizantes e atendido às recomendações das cooperativas.
Agora, com a aproximação da época de plantio, não há muito espaço para importações de matéria-prima de fertilizantes. A consequência é a falta do produto e a alta nos preços.
O analista de mercado Jeferson Souza, da Agroinvest Commodities, falou no programa “Hora H do Agro” da Jovem Pan News sobre a situação atual do mercado e o que deve acontecer de agora em diante no setor de fertilizantes.
Fonte: Fecoagro