Agricultura normatiza programas especiais para atingidos pelas enchentes

O pacote de ações para atender de forma emergencial os municípios na área da agricultura está sendo operacionalizado. Os investimentos chegam a R$ 123,4 milhões. Os agricultores terão prorrogação de financiamentos de parcelas do FDR. Isso vale para as parcelas com vencimento no período de 1º de outubro de 2023 a 31 de março de 2024. O Projeto Terra Boa está sendo ampliado para o replantio, com acréscimo de 50 mil sacas de sementes de milho e 12 mil sacas de semente de arroz.  

O Programa Pronampe Agro Emergencial terá a subvenção dos juros dos financiamentos de 3% sob a operação de crédito contratada pelos agricultores. O programa será operado em duas linhas: projetos de custeio e projetos de investimento. O Programa Reconstrói SC atende às famílias que se enquadram no Pronaf. O limite é de até R$ 12 mil por família, com prazo de pagamento de até 5 anos e 50% de desconto para pagamento das parcelas em dia, sem juros. 

O Fundo de Defesa Sanitária Animal (Fundesa), da Secretaria de Estado da Agricultura, vai indenizar os criadores que comunicarem perdas de animais nas enchentes, por afogamento ou soterramento. Para acessar os programas, os produtores devem procurar o escritório local da Epagri. Para tratar sobre o Fundesa, é a Cidasc. 

Fonte: Governo SC 

Leave a Comment