Empresários e representantes do agronegócio sinalizaram uma expectativa otimista para o ano que vem. Em enquete realizada durante a cerimônia de entrega do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela Revista Globo Rural, em São Paulo (SP), a maior parte dos presentes manifestou a intenção de pelo menos manter ou aumentar investimentos.
Na consulta, feita por meio de votação eletrônica, 51,9% disseram que vão investir mais em 2019. Outros 37,4% sinalizaram a manutenção dos atuais níveis. Redução de investimentos foi o cenário indicado por 19,7% dos participantes.
“Essa intenção de aumentar investimentos é natural. Tem que estar um ambiente muito ruim para não investir mais”, avaliou o sócio diretor da consultoria Agroconsult, André Pessoa, que participou de um talk show sobre expectativas para o setor em 2019.
“Quem está aqui está investindo”, acrescentou, também durante o talk show, o vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil. “Quem falou em manter investimentos é porque também está investindo, o que é positivo”, acrescentou.
Os participantes da premiação também demonstraram otimismo, apostando em crescimento da economia brasileiras no ano que vem. Para 20,4% dos que responderam a enquete, o Produto Interno Bruto (PIB) deve aumentar mais de 2%. Outros 27,4% esperam aumento de 2% e 37,8% acreditam em 1% de expansão.
Nos cenários mais pessimistas, 12,9% responderam acreditar em crescimento de apenas meio por cento no PIB nacional. Para 1,5%, a economia deve estagnar no ano que vem.
Os participantes da enquete responderam também qual é o principal desafio do agronegócio. Para 44,9%, é a reforma tributária. Outros 40,8% indicaram ser logística e infraestrutura. Para 9,2% o maior desafio do setor é a segurança jurídica e para 5,1% o crédito.
Fonte: Revista Globo Rural