Agrotóxicos são usados por mais produtores

Num momento em que esquenta o debate no país em torno do Projeto de Lei dos Agrotóxicos que tramita no Congresso, o Censo Agropecuário do IBGE mostra que 1,681 milhão de produtores usaram agrotóxicos de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, um crescimento de 20,4% na comparação com 2006.

Ainda que preocupe ambientalistas, esse crescimento não surpreendeu especialistas no setor, uma vez que a produção agrícola aumentou de forma expressiva no país de 2006 para cá.

Além dos que utilizaram defensivos no período de referência da pesquisa divulgada pelo IBGE, mais 13.360 produtores declararam que costumam utilizar esses insumos, embora não tenha sido necessário realizar aplicações naquele intervalo específico.

Segundo Antonio Florido, gerente da pesquisa do IBGE, os dados definitivos do Censo Agropecuário, que serão divulgados apenas em meados do ano que vem, permitirão detalhar esses indicadores com base na escolaridade dos produtores e no auxílio de técnicos especializados.

O Censo Agropecuário de 2017 também revela que 502.425 estabelecimentos agropecuários utilizaram em 2017 algum método de irrigação. A área total irrigada no país chegou a 6,9 milhões de hectares. Quando comparado ao Censo Agropecuário 2006, houve aumentos de 54% no número de estabelecimentos com irrigação e de 52% na área irrigada.

Fonte: Jornal Valor por Bruno Villas Bôas | Do Rio

Leave a Comment

Pular para o conteúdo