Arrecadação do governo de SC tem aumento real de 11,2% em outubro

A arrecadação do governo de Santa Catarina totalizou R$ 3,9 bilhões em outubro, o que representa um aumento nominal de 16,9% em comparação com outubro de 2022. Considerando a inflação acumulada de 5,19% (IPCA), o crescimento real da receita no mês passado foi de 11,2%. Esse é o maior aumento mensal do ano, comparando com os mesmos períodos de 2022. Após um primeiro quadrimestre pouco expressivo e com resultados negativos entre janeiro e fevereiro, os números de outubro confirmam a evolução positiva da arrecadação pelo oitavo mês consecutivo. 

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, o resultado de outubro está relacionado ao bom desempenho dos setores de combustíveis (com uma alta nominal de 56,1%), agroindústria (30,6%), automóveis (25,1%) e supermercados (20,2%). O crescimento do segmento de combustíveis é atribuído ao aumento relevante do consumo, por um lado, e à implantação do sistema monofásico, por outro. A nova sistemática de ICMS da gasolina, do diesel e do biodiesel instituiu o imposto único e uniforme em todo o país, com o valor fixo por litro, em vez da cobrança em percentual. 

Santa Catarina arrecadou R$ 38,1 bilhões nos primeiros dez meses de 2023. Considerando a inflação, houve um aumento real de 3,1% no período. Mesmo assim, a secretaria faz ressalva em relação às finanças do estado. 

Fonte: Secom SC 

Foto: Marco Favaro/Secom 

Leave a Comment