Assembleia Legislativa de SC homenageia entidades do agro que colaboraram com a Certificação como área Livre de Febre Aftosa

Por proposição do deputado Moacir Sopelsa,  atual presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aquela Casa realizou nesta quarta-feira sessão especial para homenagear as entidades do agro, ex-secretários e outras lideranças por terem contribuído na conquista da Certificação Internacional como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, que neste dia 25 de maio completou 15 anos.

A sessão especial trouxe para o plenário da Casa Legislativa, os ex-deputados Odacir Zonta e Antônio Ceron, que foram homenageados e destacados pelos trabalhos na pasta quando se buscava  essa certificação. O evento foi prestigiado pelo Governador Carlos Moisés da Silva, que falou logo na abertura e teve que se ausentar, mas fez um relato das suas ações no governo, inclusive aqueles de interesse do setor agropecuário.

O deputado Moacir Sopelsa relatou em detalhes os diversos obstáculos que ocorreram na trajetória de se buscar a certificação, enaltecendo o trabalho do então secretário Odacir Zonta que enfrentou forças poderosas que não queriam retirar a vacinação, mas que contou com o apoio da Federação da Agricultura e outras entidades para evitar a vacinação, pois abriria novos mercados internacionais para os produtos  catarinenses. A partir de então, houve necessidade de criar um sistema de segurança  nas fronteiras do estado para impedir o ingresso de animais de outros estados que poderiam trazer a doença para SC.

Como a febre aftosa é uma doença com alto risco sanitário e gera um enorme impacto econômico, alguns países só compram carnes de áreas livres da doença sem vacinação.  A certificação atesta para o mercado internacional de carnes bovinas e suínas o cumprimento de vários requisitos técnicos para assegurar a saúde dos rebanhos.

O trabalho da Secretaria da Agricultura e da Cidasc foram fundamentais para a conquista e manutenção até hoje da Certificação. O secretário da Agricultura Ricardo Miotto, disse que precisa ser reverenciado o trabalho dos técnicos e das lideranças da época, e que na nova geração, especialmente dos técnicos atuais, a responsabilidade é de manter a segurança para que não percamos o certificado, que abriu mercados paras carnes catarinenses nos mais exigentes países do mundo. Além do deputado Moacir Sopelsa, que presidiu a sessão, apenas mais dois deputados prestigiaram o evento. O deputado e ex-secretário Altair Silva, e o deputado Coronel Mocelim.

Entre as entidades homenageadas, estavam a OCESC, a FECOAGRO, a FETAESC, a FAESC, a ACCS, o SENAR, o SINDICARNE, o ICASA, a SECRETARIA DA AGRICULTURA, a CIDASC e a EPAGRI. O SINDICARNE, por sua vez homenageou o deputado Moacir Sopelsa.

Deputado Moacir Sopelsa destacou a importância dessa conquista.

O governador Carlos Moisés que prestigiou  a sessão especial da Alesc, disse que a conquista do Certificado como área Livre de Febre Aftosa sem vacinação, é uma grif para nosso estado, no mercado internacional.

Fonte: Fecoagro

Leave a Comment

Pular para o conteúdo