Assinatura de protocolo para Babitonga é estratégica para logística de SC, avalia Fiesc

Os portos de Itapoá e de São Francisco do Sul assinaram um protocolo de intenções com o governo do estado para viabilizar obras no canal de acesso da Baía da Babitonga, onde ambos estão localizados. O objetivo da parceria é buscar alternativas para financiar e executar o alargamento e o aprofundamento do canal, para que os terminais possam receber navios maiores.  

O protocolo de intenções é a primeira etapa do projeto, orçado em aproximadamente R$ 300 milhões. A expectativa é de que a obra amplie de 14 metros para 16 metros a profundidade do calado dos navios, permitindo receber grandes embarcações de até 366 metros. Armadores que operam no complexo portuário explicam que, com a dragagem adequada e investimentos para ampliar o calado, poderia-se aumentar a oferta de movimentação de contêineres. Hoje, Itapoá é o quarto porto do país na movimentação de contêineres. 

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, acompanhou a assinatura e avaliou a iniciativa como positiva. Ele destacou que o anúncio se soma a outras duas importantes medidas do governo do estado: o Plano Aeroviário e o Plano Estadual de Logística de Transporte. “Isso mostra o empenho do governador em resolver os graves problemas da logística de transporte do estado. Estas são antigas demandas do setor produtivo catarinense”, avaliou.

Aguiar explica que a indústria perde competitividade quando os portos operam abaixo do seu potencial. “Por isso, os investimentos para manter a atratividade dos terminais catarinenses não podem mais esperar. Nesse sentido, esta parceria para a Baía da Babitonga é uma proposta inteligente, porque não retira recursos do caixa do governo”, destacou. A assinatura do protocolo ocorreu na Casa d’Agronômica com a presença do governador Jorginho Mello, secretários de estado, entidades e representantes dos portos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC 

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