Assistência técnica Cooperja na cultura da batata nos campos de cima da serra

A batata é a terceira cultura alimentar mais importante do planeta, e a primeira commodity não grão. Sua produção mundial anual supera 330 milhões de toneladas em uma área de 18 milhões de hectares. 

E a Cooperja também atende clientes que cultivam esta cultura. Nos campos de cima da serra gaúcha, mais precisamente em São José dos Ausentes visitamos a cliente Rosimar Cardoso de Figueredo, mais conhecida como Rosi, que trabalha junto com o esposo há três anos no cultivo de batata. 

Rosi é formada em Administração de empresas, e no agro já realizou diversos cursos de manejos e práticas na lavoura, e iniciará o curso de agronomia na metade do ano. “Nasci e me criei no interior aqui de Ausentes com meu pai, produtor de milho e pecuária. Fui para cidade estudar e retornei para trabalhar no interior, na plantação de 30 hectares de batata com meu marido, que já tem conhecimento da cultura há mais de 12 anos”, explica. 

Ela destaca o bom atendimento da equipe da Cooperja na venda suporte, e manejos. “Compramos todo o adubo da nossa safra na Cooperja e com atendimento muito bom e com o pós-venda que também podemos contar”, destaca Rosi. 

A cliente planta a variedade de batata ágata que é a branca, e tem um ciclo mais rápido de 95 dias no máximo, e outra variedade que o casal cultiva é a asterix, que tem a casca mais rosada e ciclo mais longo.  

Rosi conta que é apaixonada pelo agro e seus processos. “Nasci e me criei neste mundo, alimentando com um pouquinho de batata. Acredito que quem está dentro do agro precisa ter muita fé, persistência e determinação. A vida no agro não é fácil, mas não é impossível. Porém precisa de muita persistência e constância. Isso não é pra amador, somente para quem ama e sabe o que faz. Sempre digo, em tudo que fizeres faça com amor e dedicação”, declara Rosi. 

Ela fala ainda, que a mulher do agro faz muitas coisas acontecerem como a gestão, vendas, e até mesmo o serviço braçal. 

A expectativa da safra nas terras da cliente este ano é de colher uma quantidade menor do que a safra passada, devido as condições climáticas que não foram favoráveis. A expetativa gera em torno de 40 mil kilos de batata, sendo em média de 800 sacos por hectares, sacos estes de 50kg. Este ano a colheita já iniciou e se estende até final de maio. 

Rosi explica que a batata tem um manejo bem específico e dependendo do clima, pós a colheita o preparo do terreno inicia em julho/agosto, com a retirada de pedras e lavragem da terra que é preparada para receber o pasto para o gado. “Nos meses de outubro até dezembro iniciamos a plantação, passando a rotativa antes para mexer bem a terra e em seguida entramos com a plantadeira de batata. De sete a 15 dias ela começa a nascer, e dependendo do clima começamos os cuidados de proteção com fungicida e inseticida contra as pragas. Após isso, quando a planta atinge uns 30 cm iniciamos o processo de aterração com maquinário, e passamos a cobertura de nitrato de cálcio, mantendo os manejos, e protegendo até a colheita”, explica ela. 

De acordo com o gerente da loja agropecuária da cooperativa de São José dos Ausentes, Ramon Donadel. A região vem se transformando cada vez mais, e com a vinda da loja está tendo um crescimento considerável em diversas culturas, entre elas, batata, brócolis, couve, pecuária, milho, maçã, e assim com tantas outras frutas e verduras que fomenta o mercado nacional. “A loja atende as cidades de Bom Jesus, Cambará, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Vacaria e Bom Jardim da Serra.  A Cooperja apresenta um atendimento diferenciado dentre as demais revendas. Com fornecimento de assistência técnica especializada com agrônomos, veterinários e zootecnistas, e ainda vamos além, agregamos valor dentro da comunidade onde estamos inseridos, contribuindo em eventos sociais, como também realizações de eventos técnicos para todos produtores”, destaca Donadel. 

Ele ainda pontua que na cultura da batata o portifólio é completo, em destaque para cliente Rosi, que pelo segundo ano confia no atendimento e nos produtos da cooperativa. “A cultura da batata é uma cultura exigente em adubação, aqui vale ressaltar que sempre trabalhamos com adubo de ótima qualidade e sem granilha, e por isso e outros motivos a Rosi confia no atendimento de qualidade fornecido pela Cooperja através de nossa consultora de vendas Paola Simão”, completa o gerente. 

No Brasil, a batata é a hortaliça mais importante, com uma produção anual de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas em uma área de cerca de 130 mil hectares. De acordo com Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores em 30 regiões de sete estados brasileiros (MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA). 

Fonte: Cooperja 

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo