Cerca de nove mil quilos de embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores das filiais da Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) de Lebon Régis, Barracão e Fraiburgo, foram para o destino correto – a Central da Associação das Revendas de Agrotóxicos da Região de Campos Novos (Ararcam).
O trabalho realizado anualmente, mostra o comprometimento da cooperativa e produtores. De acordo com a engenheira agrônoma e responsável pelo projeto da Coocam, Kalinka Francóise, embora ainda precisa ser disseminada a importância da separação correta, a maioria dos produtores já está consciente de que as embalagens precisam ser entregues separadamente e com a tríplice lavagem.
O evento foi sucesso mais uma vez, com aumento considerável de embalagens recebidas em relação ao ano passado, e muitos produtores não só esclareceram seus questionamentos a respeito da devolução de embalagens de agrotóxicos, como também estão, cada vez, mais demonstrando interesse em garantir que haja a devolução correta desses vasilhames.
“Muitos produtores que estão longe dos postos ou centrais de recebimento também manifestaram sua dificuldade em transportar essas embalagens. Dessa forma, a Coocam atua como facilitadora, auxiliando os produtores a adotarem as práticas sustentáveis no campo. Assim, tais ideias se disseminarão, o que garantirá a conservação do meio ambiente para as futuras gerações”, relata Kalinka.
A Ararcam, recebe cerca de 100 toneladas de embalagens vazias anualmente, ou seja, neste ano em torno de 10% das embalagens recolhidas, são dos produtores da Coocam – uma responsabilidade compartilhada.
Fonte: Coocam