Assuntos do programa Cooperativismo em Notícia deste final de semana na TV
• CONCRED 2018 – As cooperativas de crédito tem conseguido, cada vez mais, melhorar a atuação no mercado financeiro nacional. E muito desse crescimento se deve ao envolvimento com a sociedade local. Por isso, de dois em dois anos, as cooperativas se reúnem num imenso congresso nacional para avaliar o desempenho desse ramo tão expressivo para o cooperativismo. Por isso, ao longo dos últimos 20 anos o CONCRED se tornou o maior evento do cooperativismo de crédito da América Latina. E de 21 a 23 de novembro será a vez de Florianópolis receber esse encontro tão expressivo. O tema central será o cooperativismo de crédito, protagonismo e sinergia em cenários de mudanças. Os organizadores estão esperando duas mil pessoas no Centro de Convenções de Florianópolis.
• SINOCULTURA EM ALERTA – O mercado de proteína animal tem se virado como pode para manter a cadeia ativa e rentável. Mas os custos de produção, especialmente com a alta do milho e do farelo de soja, além dos medicamentos, tem deixado muito produtor preocupado, especialmente aqueles que produzem leitões. Porque são eles os que mais sentem os reflexos desse cenário adverso. Os causadores dessa discórdia interna foram os preços do milho e do farelo de soja. Em Concórdia os criadores chegaram a pagar 44 reais a saca de 60 quilos. Com os insumos elevados a cadeia sente os efeitos da crise. Só em Santa Catarina o custo de produção, no primeiro semestre, ele subiu 18 por cento. E o impacto maior quem sentiu foram os produtores de leitões, porque eles precisam adquirir esses insumos antecipadamente.
• AVALIAÇÕES COOPER A1 – Ser transparente. Essa é a grande bandeira do cooperativismo brasileiro. E para manter essa relação estável e segura as cooperativas tem investido, cada vez mais, em boas práticas. Uma delas a gente vai mostrar agora. Por estar sempre preocupada com o associado, a Cooper A1 realiza a cada semestre, Reunião de Avaliações onde são apresentados os números de cada filial. A apresentação foi feita em todas as 18 filiais do grupo, seja em Santa Catarina ou no Rio Grande do Sul, para apresentar os números consolidados do primeiro semestre.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO/SC e veiculado pelo Canal Rural nos sábados às 8h30, com reprise nas quintas-feiras às 11h. No SBT/SC a exibição acontece nos domingos às 9h30. Na Record News o programa está na grade dos sábados às 9h. Na TV da Cidade de Joinville a veiculação é nos domingos às 7h30 e na TV COOP/SC a exibição é feita nos sábados e domingos às 13h; na segunda-feira às 13h05 e na terça-feira às 7h10. O programa também fica disponível no site da FECOAGRO/SC: www.fecoagro.coop.br.
Fonte: Fecoagro
Reportagens que farão parte do programa Resenha do Cooperativismo e Agronegócio do Canal Rural da próxima semana
01/10/2018 – segunda-feira
►Fruta ameaçada de extinção passa a ser considerada uma planta do futuro.
►No Distrito Federal, Brasilândia é o maior produtor de morango do Centro Oeste.
►No Sul, produtores adotam sistema elevado de produção para facilitar o trabalho.
►Em Santa Catarina dirigentes cooperativistas realizam encontro para debater o futuro do setor.
02/10/2018 – terça-feira
►A mangaba, uma fruta do Nordeste brasileiro, é muito importante para as comunidades extrativistas.
►Fórum do Noroeste Mineiro debate a produção de alimentos com sustentabilidade.
►A produção de leite estuda formas de reduzir custos e melhorar a qualidade.
►Mostra Catarinense do Vinho escolhe os melhores produtos da temporada.
03/10/2018 – quarta-feira
►Embrapa realiza o mapeamento da cultura da mangaba no Nordeste brasileiro.
►Secretária Nacional de Política para as Mulheres fala da igualdade de gênero.
►Famílias rurais da Serra Catarinense investem na produção de peixes em viveiros.
►Dirigentes catarinenses discutem o controle absoluto dos processos de gestão nas cooperativas.
04/10/2018 – quinta-feira
►Saiba mais sobre a mangabeira que é considerada o símbolo do Estado do Sergipe.
►Documentário mostra depoimentos de jovens rurais que decidiram permanecer nas propriedades.
►Famílias de agricultores recebem os turistas e compartilham o jeito de viver no campo.
►Conheça a situação do uso da internet no meio rural catarinense e suas vantagens para o produtor.
05/10/2018 – sexta-feira
►Produtores de maçã de Sul do Brasil fazem controles para usar a irrigação dos pomares.
►Dia de Campo sobre produção leiteira chama a atenção para os melhores caminhos do sucesso.
►Veja como funciona o Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó, referência em atividades ambientais.
►Congresso Nacional de Cooperativas de Crédito vai acontecer em novembro na capital catarinense.
A Resenha do Cooperativismo e Agronegócio é apresentada de segunda a sexta-feira, às 6 horas da manhã, pelo Canal Rural e às 13h30 pela TV COOP. Acesso pela Internet: www.fecoagro.coop.br ou pelo aplicativo da TV COOP pelo celular ou tablet. Tem o apoio do Sicoob e dos fertilizantes Fecoagro.
Fonte: Fecoagro
OESTE RURAL
O programa Oeste Rural deste domingo (9h30min) vai mostrar:
– A emoção de 37 mulheres cooperativistas que concluíram o curso sobre cooperativismo em São José do Cedro, uma promoção Sescoop e Cooperalfa.
– Saiba o que foi discutido no seminário para técnicos, veterinários e zootecnistas, promovido pelo Sescoop e Cooperativa Central Aurora.
– Lavouras de milho sem áreas de refúgio e com alguma incidência de lagartas pode prejudicar o desenvolvimento das plantas?
– Como preparar a calda sulfocálcica para combater pulgões, cochonilhas e mosca da fruta.
– Licenciamento ambiental por adesão e compromisso LAC, já pode ser feito por meio eletrônico, segundo informa Zezo Pedrozo, presidente da Faesc/Senar.
– Na Linha Garibaldi são grandes os preparativos para a Festa de 70 anos daquele distrito no próximo dia 14.
Estas e outras notícias estão no Oeste Rural deste domingo, que começa às 9h30min pela RIC – TV Record – emissoras de Chapecó e Xanxerê, cobrindo mais de 100 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, também pela TV COOP da Fecoagro durante a semana em horários alternativos e pelo YouTube.
Fonte: equipe do Oeste Rural