FEMI 2018 – Há quase quatro anos, todos ainda lembram muito bem, Xanxerê viveu um de seus maiores pesadelos quando um tornado praticamente devastou a cidade. Foram tempos difíceis, momentos de angústia e preocupação. Mas esse drama ficou pra trás e pra curar a feriada aberta, nada melhor do que resgatar um de seus maiores símbolos: a FEMI. Durante pouco mais de uma semana mais de CENTO E CINQUENTA MIL pessoas desfilaram pelo parque. Gente de todas as idades, com interesses diversos. Uns vinham para passear, outros para prospectar negócios. Foram mais de TREZENTOS expositores cadastrados no evento. Enfim, pra quem enfrentou as agruras do tempo, a FEMI serviu pra resgatar a autoestima de um povo acolhedor. A Festa Estadual do Milho se tornou eclética e, principalmente, democrática. Abriu espaço pra todo mundo. Empresas de todos os tamanhos. Mas algo, por aqui, era único e singular: o sorriso de satisfação.
UMA FESTA COOPERATIVA – Agora nós vamos mostrar as parcerias que ajudaram a impulsionar o agronegócio. E esse desenvolvimento tem muito a ver com a participação das cooperativas e dos bancos de fomento, como o BRDE, por exemplo. É uma relação sólida, robusta e com personagens sintonizados. E tudo isso só foi possível graças às parcerias institucionais. Entre os patrocinadores da feira, três empresas ligadas diretamente ao agronegócio. O Sicoob/Credimoc, por exemplo, montou um estande para atender seus associados. Milhares deles vieram prospectar negócios. Outra parceira da FEMI foi a Cooperalfa. Com uma estrutura moderna e um corpo técnico habilitado, a cooperativa reuniu seu staff para atender o público associado. Todos os dias mais de DUZENTAS pessoas passaram por lá. Seja para um suco, um café ou apenas para aquele um bate papo descontraído. Durante a FEMI, o BRDE que é o banco de fomento do Sul do Brasil, realizou um evento para certificar empresas parceiras. Quatro instituições, dos mais diversos ramos de atuação, tiveram suas marcas reverenciadas. Foi a oportunidade que o banco encontrou para dizer um muito obrigado aos seus clientes preferenciais.
O programa Cooperativismo em Notícia é produzido pela equipe de comunicação da FECOAGRO e veiculado pelo Canal Rural nos sábados às 08h30, com reprise nas quintas-feiras às 11h. No SBT/SC a exibição acontece sempre nos domingos às 09h30. Na Record News estamos na grade de programação do sábado às 09h. Já na TV da Cidade de Joinville o programa é veiculado nos domingos às 07h30. E na TVCOOP/SC a exibição acontece nos sábados e domingos às 13h; na segunda-feira às 13h05 e na terça-feira às 07h10. O programa também fica disponível no site da FECOAGRO: www.fecoagro.coop.br.
Fonte: Fecoagro
OESTE RURAL
O programa Oeste Rural deste domingo (9h30) vai mostrar:
►Como foi o Fórum Privado da Aliança Láctea Sul Brasileira, promovido pela FAESC e SENAR, que discutiu a consolidação e fortalecimento da classe.
►Em Xanxerê, produtores e empresas ligadas a atividade leiteira exibiram na Expo Femi 2018, muita genética e ordenha robotizada para milhares de visitantes.
►Veja também, 1º Encontro Nacional de Cooperativas Agropecuárias, que discutiu em São Paulo a importância do sistema cooperativo no PIB brasileiro. Santa Catarina esteve presente através da Ocesc, Fecoagro e Aurora Alimentos.
Estas e outras notícias estão no Oeste Rural deste domingo, que começa às 9h30 pela RIC – Rede Record emissoras de Chapecó e Xanxerê, cobrindo mais de 100 municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, também pela TV COOP da Fecoagro durante a semana em horários alternativos e pelo YouTube.
Fonte: equipe Oeste Rural