Santa Catarina recebeu mais um reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A Banana de Luiz Alves obteve o registro na espécie Indicação de Procedência (IP). Com essa conquista, agora são 10 IGs registradas no Estado, e 135 no país.
Esse processo da IG da Banana de Luiz Alves foi liderado pelo Sebrae/SC e teve o apoio da prefeitura e da Associação de Produtores da Banana de Luiz Alves. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) atesta as indicações, que após esta etapa são submetidas à certificação do INPI.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, celebrou mais essa conquista, em um dia tão importante para os produtores catarinenses. “As Indicações Geográficas são muito mais do que selos de qualidade; elas representam a identidade e o patrimônio de um território”.
De acordo com a documentação apresentada pela Associação dos Bananicultores do município de Luiz Alves, ao INPI, a produção de banana em Luiz Alves se confunde com a história mais recente da região, uma vez que o local foi reconhecido como município em 1958 e os primeiros relatos sobre o cultivo de banana datam de 1977, poucos anos depois.
Atualmente, o local possui cerca de 400 propriedades de pequeno porte que têm a bananicultura como principal atividade, sendo mais de quatro mil hectares de plantio.
Fonte: MB Comunicação