O Banco Central já está agindo no cerco contra a concessão de crédito bancário a produtores com inconsistências no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e com áreas embargadas. Mais de 30 mil operações, no valor de R$ 6,2 bilhões deixaram de ser efetivadas apenas no primeiro semestre de 2024.
Foram casos de áreas do empreendimento fora do registro ou com o certificado sem relação com a localização do imóvel. Outras 1,2 mil operações foram vetadas pelo BC de janeiro a junho deste ano devido ao não atendimento de outros critérios socioambientais vinculados ao financiamento. Esses itens são verificados e cruzados com diversas bases de dados, inclusive as do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no chamado Bureau de Crédito Rural do BC. Os financiamentos impedidos somavam R$ 726,2 milhões.
O estado de SC também está correndo o risco de produtores rurais terem seus financiamentos bloqueados, por ainda não existir o CAR-Cadastro Ambiental Rural, para esse cruzamento de dados pelo Banco Central do Brasil.
Fonte: Globo Rural
Foto: Epamig / Divulgação