Caçador recebe Encontro Nacional dos Produtores de Alho nos dias 20 e 21 de outubro

Entre os dias 20 e 21 de outubro a cidade de Caçador recebe o 34º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O evento objetiva atuar como um fórum de apresentação e discussão de temas para melhoria da cadeia produtiva dessa importante hortaliça no país. Além de produtores, são esperados técnicos, acadêmicos e membros da comunidade interessados no tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento, que também traz informações detalhadas da programação.

O evento inicia às 13h30min do dia 20, com programação opcional formada por Dia de Campo em lavouras de alho de duas propriedades rurais da região. Também haverá palestra concedida pelo pesquisador da Epagri Anderson Luiz Feltrim, que vai falar sobre períodos e temperaturas de vernalização em alho-semente.

No dia 21, das 9h às 12h, acontece visita técnica à propriedade Fazenda Brasília, no município de Lebon Regis. A partir das 13h30min o evento se concentra na Sociedade Caçadorense de Bocha (Rua São Francisco de Assis, 45, bairro Bom Jesus, Caçador), com palestras de debate.

A palestra Desafios e Mercado, com o engenheiro agrônomo Marco Antônio Lucini, abre a parte teórica do evento. Em seguida é a vez da coordenadora de pesquisa da Associação Nacional dos Produtores de alho (ANAPA), Mirian Delgado, falar sobre contribuição da pesquisa para desenvolvimento da cultura do alho.

O uso de herbicidas na cultura do alho será abordado pela palestrante Naiara Guerra, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Leandro Luiz Marcuzzo, professor e pesquisador do Instituto Federal Catarinense (IFSC) vai tratar do manejo e controle de doenças do alho. Em seguida, Juracy Caldeiras Lins, pesquisador da Epagri, discute o manejo e controle de pragas do alho.

A programação segue com espaço para debates entre os palestrantes e o público. Após o debate, o palestrante Rogério Ern vai falar da Indicação Geográfica (IG) do alho do Planalto Catarinense. O evento encerra às 18h30, após reunião entre a diretoria da ANAPA e representantes das Associações Estaduais.

O 34º Encontro Nacional dos Produtores de Alho é uma realização da Epagri, Associação Catarinense dos Produtores de Alho (ACAPA), Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Prefeitura de Caçador e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (AEAC).

Santa Catarina é o berço nacional do alho e se destaca no desenvolvimento e disseminação de tecnologias para essa cultura agrícola. O Estado tem se firmado como terceiro maior produtor da hortaliça no país.

Fonte: Imprensa Epagri.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo