Câmara dos deputados não vota alteração do Sistema S após impasse sobre MP que reduziu contribuições

Em sessão virtual do Plenário da Câmara dos Deputados encerrou a reunião sem que ocorresse a votação do projeto de lei de conversão à Medida Provisória 932/20, que trata do Sistema S, onde está incluído o Sescoop e Senar, para o setor rural e cooperativista. O texto do Poder Executivo cortou pela metade as contribuições recolhidas pelas empresas para financiar o Sistema S nos meses de abril, maio e junho.

O relator, deputado Hugo Leal (RJ), reduziu a vigência da medida de três para dois meses (abril e maio). “A MP visa aliviar temporariamente os encargos das empresas, uma vez que todos os setores precisam dar uma contribuição para aliviar os efeitos da crise financeira e social provocada pela pandemia de Covid-19”, disse.

Após as discussões, Hugo Leal resolveu acatar uma emenda  para reduzir em 25% a contribuição devida no mês de junho. A ideia causou polêmica, já que vários parlamentares apontaram ruptura de um acordo de procedimentos para votação da MP 932, reclamando da alteração do parecer do relator minutos antes da votação.

Diante do impasse, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, decidiu encerrar a sessão virtual. Desta forma, a MP 932 passará a trancar a pauta do Plenário. Maia anunciou ainda que a próxima sessão virtual está marcada para hoje.

Fonte: Câmara dos Deputados: reportagem – Ralph Machado

Leave a Comment

Pular para o conteúdo