Carne Angus é novidade na Cooperalfa

A busca pela qualidade da carne é cada vez mais estimulada, pela indústria frigorífica, mercado e o consumidor. Buscando em oferecer ainda mais qualidade e variedade, a assistência técnica da Cooperalfa iniciou o desenvolvimento de um projeto ainda no ano de 2020, no qual bovinocultores de corte tinham interesse em melhorar a qualidade de carne produzida na propriedade, através do melhoramento do rebanho de matrizes, aperfeiçoamento da produção de pastagem, com ênfase em aspectos de manejo nutricional, sanitário e reprodutivo.   

Pensando nisso, a Cooperalfa contratou um veterinário específico para trabalhar com gado de corte para atender a demanda da regional de Coronel Freitas e Quilombo. O gerente da assistência técnica, Alex De Marco, explica que devido ao volume significativo de bovinos de corte, o desenvolvimento do projeto na região foi propício. “Encontramos cruzamentos de Nelore com Charolês, entretanto a qualidade de carne destes animais e principalmente como são criados, muitas vezes sem bons cruzamentos, manejos sanitários e nutricionais inadequados, não atinge qualidade e uniformidade necessárias compatíveis com uma comercialização com valor agregado, que é um dos focos principais no desenvolvimento deste projeto”, explica Alex.  

A partir da necessidade, a Cooperalfa colocou uma equipe técnica, com o intuito de fazer o melhoramento da genética dos animais, trazendo a raça Angus que se caracteriza por produzir carne com alta qualidade.  

Segundo dados da Cidasc, a região possui cerca de 265 mil cabeças de gado. “Nosso trabalho técnico envolve a seleção de matrizes, inseminação artificial em tempo fixo (IATF), além orientação no estabelecimento das estações de monta”. Alex relata que os bezerros são criados e manejados conforme protocolos pré-estabelecidos desde o nascimento até a desmama, utilizando técnicas como creep feeding, (sistema de alimentação somente para bezerros), e posteriormente dando atenção à fase de crescimento e engorda dos animais. “Ele tem um animal de alto padrão de acabamento de carne e isso tem um valor agregado no mercado”.  

Fonte: Cooperalfa 

Leave a Comment