Colatto integra equipe de transição do governo Bolsonaro

O deputado federal Valdir Colatto de SC passa a fazer parte da equipe de transição do novo governo de Jair Bolsonaro. Após a confirmação de Tereza Cristina (MS) como futura ministra Colatto foi designado como responsável pela análise dos dados da área da agricultura. O parlamentar já começou a trabalhar no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília e deve ter o nome publicado no Diário Oficial da União.

Colatto atualmente é coordenador de Meio Ambiente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Com sete mandatos no Congresso Nacional, não foi reeleito para a Câmara Federal este ano e chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) junto a outros nomes de ex-membros da bancada ruralista.

Mesmo com atuação cada vez mais próxima à Tereza Cristina e à equipe do novo governo, Colatto afirma que não há conversas oficiais para que ele comande alguma secretaria ou qualquer cargo no Ministério da Agricultura em 2019.

Colatto defende a incorporação de áreas como a Agricultura Familiar e a Pesca ao Mapa. Ele também cita o caso da Irrigação, cuja alocação no Ministério da Agricultura foi alvo de diversos pedidos do setor agropecuário e até de uma emenda de autoria dele a uma Medida Provisória no Congresso.

A Secretaria Nacional de Irrigação era administrada pelo Ministério da Integração Nacional e foi extinta em 2017. As ações e políticas públicas voltadas a esse setor foram absorvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional da pasta. Para os irrigantes, essa área acabou perdendo forças e a Política Nacional de Irrigação, uma lei de 2013, ainda não foi tirada do papel.

Fonte: Canal Rural por Rafael Walendorff

Leave a Comment

Pular para o conteúdo