Começa hoje leilão de terneiro pela internet

Será hoje a partir das 14 horas, o primeiro leilão eletrônico de SC. Será a 42ª. feira do terneiro e da terneira de Água Doce. Serão leiloados 1.200 animais das raças angus, charolês, tabapuã, limousin, simental, hereeford, nelore e seus cruzamentos. O leilão será realizado pelo Facebook, Youtube e Instagram.

A TV Coop de SC vai formar rede para ampliar a cobertura e oportunizar para mais pessoas participarem ou assistirem o leilão inédito em SC.

A empresa Leiloeira será a Pampa Remates. O Governo do Estado regulamentou a realização de feiras e leilões virtuais de bovinos no período de quarentena em Santa Catarina.

Os leilões devem seguir diversas recomendações para evitar aglomerações e diminuir os riscos de contaminação com o Coronavírus. A realização do leilão eletrônico autorizado pelo governo do Estado foi uma proposição da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) para assegurar a comercialização de terneiros que estavam retidos nas fazendas devido à suspensão das feiras agropecuárias durante a pandemia. Entre as regras estabelecidas pela portaria 242 da Secretaria da Agricultura estão o uso obrigatório de máscaras para todas as pessoas que trabalharão nos leilões e nas feiras e o distanciamento mínimo de um metro e meio.

A visitação dos animais nos recintos de leilões também deverá ter agendamento prévio por lote, com controle de acessos para evitar aglomerações, além da disponibilização de álcool em gel 70% em locais estratégicos para higienização. Os estabelecimentos devem, ainda, fixar cartazes informativos com orientações sobre higiene das mãos, etiqueta respiratória e normas de precauções. A portaria também estabelece que no horário programado para recebimento ou carregamento dos bovinos só será permitida a presença do motorista do caminhão e de um proprietário ou responsável pelos animais.

É proibida a presença de público e de compradores no recinto de leilões e os trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos.  Para o presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo os leilões virtuais são uma conquista do setor e um avanço para a agropecuária catarinense.

“É uma modalidade nova em Santa Catarina, que em outros Estados já é uma tradição. Passa a ser uma aposta do setor que precisou inovar na crise. Analisaremos agora como será a recepção dos produtores e quais serão os resultados para o Estado, cientes de que a medida foi fundamental para assegurar a comercialização do rebanho”, sublinha.

Os proximos leilões eletrônicos serão nas feiras de Campos Novos, Lages, Capinzal e Caçador, no mês de maio.  Para acompanhar o leilão eletrônico de terneiras e terneiros de Água Doce, acesse a TV COOP ao vivo a partir das 14 horas  pelo site da Fecoagro: www.fecoagro.cooop.br.

Fonte: FAESC

Leave a Comment

Pular para o conteúdo