O 12º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), que será realizado de 21 a 23 de novembro, no Centrosul, em Florianópolis, esgotou as 1.700 vagas cinco meses antes do início do evento. O tema deste ano é “Cooperativas de Crédito: protagonismo e sinergia em cenários de mudanças”. O encontro terá palestras e painéis temáticos nacionais e internacionais, talk show, espaço TED (ideias que merecem ser disseminadas), Prêmio Concred Verde – um jeito cooperativo de mudar o mundo – e lançamento de livros sobre Cooperativismo Financeiro. A palestra magna será com o empresário publicitário Nizan Guanaes, sócio e cofundador do Grupo ABC de Comunicação, holding que reúne 18 empresas nas áreas de publicidade, marketing, conteúdo e entretenimento.
O Congresso terá uma exposição sobre os 200 anos de Raiffeisen, um dos pioneiros do cooperativismo. E, ainda, laboratório (FintechCoopLab), arena protagonismo e sinergia, rodada de negócios, feira de negócios cooperativistas (com 5.400 metros quadrados e mais de 20 expositores), lançamento de livros, palestra magna e jantar de integração.
O Sicoob, que é um dos organizadores, juntamente com a Confebras e a Unicred, terá na mesa diretiva de abertura o presidente Rui Schneider da Silva e o presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano Vilares. Os demais convidados para a abertura são o presidente da Confebras Kedson Pereira Macedo, o presidente da Unicred Central SC Jorge Abi Saab Neto, o governador do Estado Eduardo Pinho Moreira, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central Sidnei Corrêa Marques, o presidente do Sistema OCB/Sescoop Márcio Lopes de Freitas, o presidente da Frencoop Osmar Serraglio, o presidente do FGCoop Bento Venturim, o presidente do Sistema Sicredi Manfred Alfonso Dasenbrock, o presidente do Sistema Unicred Paulo Abreu Barcellos e o presidente do Sistema Cresol Cledir Assidio Magri.
O espaço TED internacional contará com a presença do diretor de Projetos da Academia Alemã das Cooperativas Stefan Daferner. Também foram convidados e ainda não confirmaram o presidente da Aliança Cooperativa Internacional Ariel Guarco e o presidente do Conselho Mundial das Cooperativas Brian McCrory.
Entre os palestrantes, a jornalista Cristiana Lôbo e Roberto Padovani, Marco Túlio Zanini, Gustavo Caetano, Martha Gabriel, Marcelo Minuti, José Davi Furlan, Fernando Kimura, Harold Paquete. A palestra de encerramento, “Seja o agente da mudança em direção a um Brasil mais cooperativo”, será com o jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros. Ele é também coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing e autor de vários livros.
A Confebras, entidade que promove o evento, nasceu para representar o cooperativismo de crédito no Brasil, disseminar a cultura cooperativista financeira e formar cidadãos e profissionais cooperativistas qualificados.
Uma das mais importantes responsabilidades institucionais da Confebras é desenvolver programas que contribuam para o aperfeiçoamento de líderes cooperativistas financeiros. Ao cumprir essa missão, a Confederação incentiva a atualização de dirigentes e conselheiros cooperativistas, além de também incentivar a inovação e a competitividade das organizações cooperativas.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa