Conhecimento e histórias de superação marcam workshop “Viva as diferenças em Chapecó”

Momentos de conhecimento, interação e emoção marcaram o Workshop “Viva as Diferenças”, promovido pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) e Fundação Aury Luiz Bodanese (Fundação ALB), no Teatro do Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. A iniciativa integrou a programação da Semana Inclusiva e contou com um público formado por aproximadamente 800 pessoas. 

O presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Oscar Trombeta, explicou que o foco da entidade é atuar nos eixos social, ambiental e cultural. “Nossa missão é valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania. Sabemos que as diferenças em uma sociedade plural e multifacetada são uma realidade que não podemos ignorar. As diferenças devem, acima de tudo, ser razão para visualizarmos as oportunidades. Este evento é apenas um exemplo daquilo que promovemos em prol da inclusão, em parceria com outras entidades”. 

O Workshop “Viva as Diferenças” teve como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, valorizando suas potencialidades. Entre os momentos de destaque esteve a apresentação do case “Um trabalho de inclusão” conduzido pelo gerente do Frigorífico Aurora Chapecó (FACH I), Antonio Alexandre Wanzuit Junior, durante um talkshow que reuniu um grupo de profissionais experientes no segmento. 

Wanzuit Junior destacou a expressiva valorização dada pela Aurora Coop às pessoas e mencionou o foco no propósito de cuidar de cada um para despertar a prosperidade de todos. Seguiu apontando as ações desenvolvidas para fortalecer a inclusão no FACH I e, entre elas, citou as campanhas de indicação de pessoas com deficiência dentro das unidades, o curso de Formação de Libras, a parceria com as APAES e outras entidades, eventos com os grupos de gestores e técnicos para que todos atuem de forma alinhada, entre outras ações. O movimento envolve as áreas de saúde, segurança do trabalho, social, psicologia, educação financeira, gestão de pessoas, nutrição, área da qualidade, produção, ambiental, entre outras. 

“Fazer um trabalho de inclusão dessa magnitude nos enche de orgulho, pois são muitas pessoas envolvidas para coordenar e atuar com uma diversidade de pessoas. Trabalhamos de forma democrática para que todos os setores estejam envolvidos”, afirmou o gerente. 

Também participaram da mesa-redonda os seguintes profissionais: a auditora Luciana Carvalho; Tânia Mara Zancanaro Pieczhowshi (Unochapecó) e Eleandro de Souza Machado (Adevosc) com mediação de Paula Klauck (diretora financeira da Fundação Aury Bodanese). 

Fonte: Aurora Coop 

Leave a Comment