Qualidade e produtividade nas lavouras, além de segurança, são fatores fundamentais na hora de adquirir sementes – um vetor básico e de elevada importância para os melhores resultados. Por isso, a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), trabalha incansavelmente para oferecer grãos com genética de ponta, alta germinação e máxima performance, pois, acredita que a semeadura é o início de um ciclo próspero no resultado final. Os campos sementeiros dos produtores de Sementes Coocam recebem cuidados especiais, conforme as necessidades de cada região, solo, condições climáticas, doenças e pragas, garantindo assim, os melhores desempenhos no campo.
Através do programa de Bonificação de Sementes, além de todo o suporte técnico e comercial durante todo o processo, a cooperativa proporciona retorno financeiro aos produtores, multiplicadores dos grãos. O resultado da safra 2021/22, foi apresentado com a entrega das bonificações. Um momento de conhecimento e confraternização dos números conquistados.
O engenheiro agrônomo Helen Paganini, responsável pelo setor de sementes da Coocam, ressaltou sobre a importância do trabalho coletivo para excelência adquirida nos campos sementeiros dos produtores da cooperativa. “As Sementes Coocam têm maior probabilidade de sucesso em amplas as faixas de condições ambientais, com uniformidade e garantia de rápida emergência, com isso produzimos as melhores sementes do mercado”.
O vice-presidente da Coocam, Riscala Miguel Fadel Junior lembrou da aptidão da região de Campos Novos quanto a produção de sementes, onde o município cada vez mais, vem se projetando nacionalmente, com clima e solo como excelentes aliados para o bom andamento da safra. Sobre a rentabilidade junto aos associados, Junior observa que o retorno girou em torno de 15%, ou seja, uma média de ganho de aproximadamente R$ 25,00 por saca produzida. “Uma rentabilidade muito boa ao produtor, que consegue valorizar o produto com valor agregado”, comenta. A executiva da Coocam está atenta ao mercado, tentando negociar produtos com o melhor preço para não onerar custos aos sócios.
Na safra 2021/22, foram comercializadas mais de 80 mil sacas de sementes de soja, dentro da média prevista. Para a próxima safra 2022/23, o planejamento é aumentar a produção e por isso, a cooperativa planeja novos investimentos em armazenagem e recepção dos grãos. Conforme o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico, apesar das instabilidades sanitárias e econômicas, a cooperativa deverá tirar os projetos do papel. Ele reafirmou também, o quanto as sementes são procuradas em nível nacional. “A produção com vigor e germinação acima da legislação, faz com que o mercado busque cada vez mais as sementes com a marca Coocam”, enfatiza João Carlos Di Domenico. A Coocam comercializa sementes nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.
Fonte: Coocam