Cooper A1 implementa programa Coleta Segura 2022

Todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio são responsáveis pelo seu sucesso. Neste processo, existe uma etapa que deve ser tratada com seriedade: a responsabilidade socioambiental. A Cooper A1 de Palmitos promoveu o ciclo 2022 do programa Coleta Segura. Trata-se do plano de recolha e encaminhamento de resíduos de saúde animal das propriedades integradas nas atividades pecuárias. Só neste ano, foram quase 25 mil quilos de lixo retirado do campo, e 1.337 famílias cooperadas envolvidas nos 23 municípios da área de atuação da Cooper A1.

Leocir Alban, gerente da atividade de bovinocultura e atual responsável pelo programa na Cooper A1, explica que o Coleta Segura é um plano consolidado e organizado na cooperativa. “É uma solução para que os resíduos que são gerados na produção de aves, suínos e leite não fiquem acumulados nas propriedades”. Do campo são retirados materiais como seringas, frascos de medicamentos, agulhas, bisturis, luvas e insumos contaminados por procedimentos, entre outros que precisam de tratamento diferenciado.

O diretor agropecuário da Cooper A1, o médico veterinário Paulo Costacurta, afirma que o Coleta Segura, que já acumula nove anos na cooperativa, tem resultados extremamente favoráveis. “É uma responsabilidade de todos os elos da cadeia produtiva criarem planos de gerenciamento de todo tipo de resíduo gerado na produção agropecuária. É algo que deve ser realizado com base em uma percepção ambiental bem estruturada, e de forma sistêmica” afirma.

Em nove anos de programa, já foram retirados do campo 135,9 mil quilos de resíduos de saúde animal. Segundo Paulo Costacurta, no decorrer do processo se consolidaram mudanças de comportamento, principalmente por parte dos cooperados que também entendem que o processo será exitoso se todos fizerem sua parte, e os danos ambientais podem ser controlados ou inexistirem.

O programa Coleta Segura foi implantado em 2013 na Cooper A1. Ele é um plano de gerenciamento de resíduos de saúde animal em parceria com o Comitê Ambiental da Aurora Coop e a empresa Atitude Ambiental, que administra o transporte e o destino destes resíduos. Tanto cooperados integrados nas atividades pecuaristas como equipe técnica envolvida passam por treinamentos para a operacionalização dos processos.

Fonte: Cooper A1.

Leave a Comment

Pular para o conteúdo