Cooperalfa completou 55 anos de existência no dia 29 de outubro

Quem esteve de aniversário no último sábado, 29 de outubro, foi a Cooperativa Agroindustrial Alfa, de Chapecó. A maior cooperativa singular de SC, reúne hoje mais de 22 mil associados e é líder nas operações agrícolas no sistema cooperativo de SC. A Cooperalfa emprega hoje 3.841 funcionários. Tem 101 filiais, faturou no ano passado R$ 7 bilhões e para este ano de 2022, prevê faturar R$ 8,5 bilhões. Na área de grãos, no ano de 2021 comercializou quase 1,5 milhões de toneladas, dos quais, 941 mil toneladas foram industrializadas pela própria cooperativa. No seu quadro técnico a Cooperalfa tem 28 engenheiros agrônomos, 87 técnicos agrícolas e 20 médicos veterinários.

A trajetória da Cooperalfa iniciou em 1967 com a fundação da Cooperativa Mista Agropastoril de Chapecó Ltda. – Cooperchapecó.  A ata de fundação foi assinada por 39 cooperativistas do oeste catarinense. Aury Luiz Bodanese liderou a fundação da cooperativa, incentivado pelo então gerente do Banco do Brasil em Chapecó, Setembrino Zanchet, além de outras lideranças. Na época, a cooperativa representava a solução para os problemas de venda e escoamento da produção de grãos e suínos, remuneração mais justa e valorização do trabalho de pequenos e médios produtores rurais. A ideia era evitar as negociações com intermediários particulares.​​

A Cooperalfa, liderou a fundação da Fecoagro em 1975, à época sob a liderança do então presidente Aury Bodanese. Hoje é a principal filiada em termos de participação nas operações da Fecoagro. Tem seu vice-presidente Cládis Furlanetto, como secretário do Conselho de Administração da Fecoagro.

Através do presidente Romeo Bet, cumprimentamos a toda a direção, funcionários e associados da Cooperalfa, pelos seus 55 anos de fundação.

Como parte das comemorações dos seu 55º aniversário, a Cooperalfa inaugurou uma nova loja em São Lourenço do Oeste. O projeto é composto por área total construída de 7.186,55m², sendo 1.932,28m² para área de vendas do supermercado e 478,48m² para área de vendas da agropecuária. O total do terreno passa dos 8 mil m2. Internamente, afirma o gerente de Suprimentos, Gentil Luiz Santin, o projeto conta com amplo depósito para atender o supermercado, com sistema porta-pallets, depósito para agropecuária, CPD para controle de carga/descarga, docas independentes para recebimento, o que possibilita acesso de veículos de grande porte (são duas docas em cada depósito).

“Na retaguarda do supermercado, consta padaria e açougue, onde foram destinadas áreas para preparo e produção de produtos, fatiamento, confeitaria, área de limpeza, ambientes separados em salas exclusivas para cada aplicação”, completa Santin.  O açougue é composto pela área de preparo e manipulação de carnes e, em anexo, salas para auxiliar a manipulação e limpeza como barreira sanitária, sala para tempero e câmaras frias de congelados e resfriados. Todos os ambientes são climatizados e refrigerados conforme padrões estabelecidos pelas normas vigentes. O ambiente da área de vendas do supermercado conta com área de suporte e atendimento na parte frontal da loja, banheiros com acesso às pessoas com necessidades especiais e lanchonete integrada. Ainda estará disponível em SLO, sistema de suporte para os funcionários, constituído por um acesso exclusivo para os mesmos, com vestiários PNE masculino e feminino, refeitório, lavanderia, sala de descanso e auditório.

O estacionamento, segundo o engenheiro civil, Andrisio Bet, abarca 85 veículos e 10 motos, sendo que 73 dessas vagas para carros são cobertas, e apenas 12 descobertas. “O acesso do empreendimento se dá através de duas vias públicas onde possibilita que o cliente circule internamente do pátio da Alfa acessando tanto o supermercado, quanto a agropecuária sem sair do estacionamento”, conclui Andrísio. A edificação possui coleta da água da chuva, onde as mesmas são utilizadas nas bacias sanitárias, irrigação e lavagem do estacionamento.

A região de São Lourenço do Oeste, no noroeste catarinense começou a ser atendida pela Cooperalfa em 1987, através da filial de Serra Alta, então município de Quilombo, hoje comunidade de Formosa do Sul. Essa filial foi transferida para o distrito de São Roque/São Lourenço do Oeste, junto ao silo, em abril de 2004. Em junho do mesmo ano, foi inaugurada uma grande loja agropecuária no centro de São Lourenço do Oeste. Também, na Linha Bela Vista foi inaugurada uma Moega. E em 2008, foi inaugurado o Superalfa de São Lourenço do Oeste, ao lado da agropecuária, em sala comercial alugada.

Fonte: Fecoagro/SC.

 

Leave a Comment

Pular para o conteúdo