A Cooperalfa recebeu do Seedcare Institute Syngenta, pelo quinto ano consecutivo, o Selo de Excelência em Tratamento de Sementes. Para o 1º vice-presidente e diretor da área técnica, Cládis Jorge Furlanetto, essa conquista representa o esforço contínuo nos processos e controles das Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBSs) da Cooperalfa e a segurança de que a cooperativa está no caminho da evolução. “Não podemos baixar a guarda quando o assunto é qualidade de sementes, e essa vigilância precisa ser permanente”.
Ao comentar o processo para a conquista do selo, a representante técnica de vendas (RTV) da Syngenta Seedcare, Jessica Mori, mencionou que a certificação não é um presente dado à Cooperalfa, mas uma conquista da cooperativa pela sua performance como multiplicadora de sementes. “Das sementeiras credenciadas, cerca de 40% conseguem atender aos critérios exigidos pelas auditorias”, informou o gerente regional Seedcare, Pedro Scarton.
E sobre a parceria com a Syngenta nesse processo, Jessica salientou que para a Syngenta o tratamento de sementes vai além do produto. “Nossos parceiros, como a Alfa, contam com a disponibilidade de programas e políticas de relacionamentos, que atualizam as equipes e gestores sobre portfólio, vendas e capacitações técnicas no beneficiamento de sementes”.
Durante a apresentação da Syngenta, também se falou do tema biológicos, e conforme destacou Vitor Piccinin, RTV e Gerente Interino da Syngenta, esse é um mercado em ascensão, com muitas novidades e a Cooperalfa é um grande parceiro da Syngenta nesse negócio.
Para o coordenador comercial de sementes da Cooperalfa, Jacques Leandro Schvambach, esta Certificação é uma garantia para os clientes da Semealfa, que estão comprando uma semente de qualidade e protegida com os melhores produtos do mercado e na dose correta. O engenheiro agrônomo e coordenador de agricultura da Cooperalfa, Claudiney Turmina, enalteceu a atuação do Instituto Seedcare e sua importância na evolução do setor sementeiro.
Participou também da reunião de certificação SeedCare, o coordenador da pasta de defensivos da Alfa, Júnior Piccini, do departamento comercial da Alfa.
Para a obtenção do Selo Seedcaere, as empresas passam por uma auditoria externa e precisam cumprir diversos itens dentro de várias áreas. A Cooperalfa é auditada por uma empresa autorizada pela Syngenta, que analisa as seguintes áreas:
1º – Dosagem correta
2° – Alta germinação
3º - Manutenção em dia
4º- Cuidado com os funcionários
5º – Proteção ao meio ambiente
6º- Conformidade com a legislação
Fonte: Cooperalfa