Cooperativas de crédito são boa opção para realizar sonhos e projetos

As instituições financeiras cooperativas oferecem os mesmos produtos e serviços de um banco com muitas vantagens, pois não visam lucro e têm tarifas e juros menores do que a média praticada no mercado pelos bancos.

Segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) e informações do Banco Central do Brasil, verificou-se que no cartão de crédito a diferença entre cooperativas e bancos foi de 5,05% nos juros ao mês, 3,10% no cheque especial e 2,81% ao mês no crédito pessoal.

Todas essas e outras vantagens ajudam na hora do cooperado realizar o seu sonho, seja financiar uma viagem, pagar os estudos, comprar um automóvel, uma casa, uma moto, um trator, expandir o seu negócio, no campo ou na cidade.

Embora as cooperativas de crédito também tenham foco no financeiro, por seus princípios e a legislação pertinente, conseguem o melhor equilíbrio entre o econômico e o social.

Uma cooperativa de crédito (ou cooperativa financeira) é uma associação de pessoas, sem fins lucrativos, com natureza jurídica própria, integrante do Sistema Financeiro Nacional e destinada a propiciar crédito e produtos financeiros exclusivamente a seus associados.

O associado é atendido na cooperativa não como um simples cliente, mas como um dos seus donos. E, no início de cada ano, na Assembleia Geral Ordinária, os associados decidem sobre a destinação das sobras (lucro), que após cumprir as definições estatutárias, costuma retornar para o cooperado em cota-capital ou diretamente na conta corrente.

No ano de 2017, as cooperativas de crédito de SC apuraram sobras de R$ 704 milhões que após a dedução dos fundos estatutários o saldo foi distribuído entre os associados, proporcionalmente a sua movimentação na cooperativa.

Os principais sistemas de cooperativas de crédito do Brasil são o Sicoob, Sicredi, Unicred, Cecred, Confesol e Uniprime. O Sicoob é o maior deles, presente em todos os Estados e no Distrito Federal. São mais de 4 milhões de cooperados em 1.592 municípios. Por toda essa capilaridade, as cooperativas são um importante agente para a concretização de projetos tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa

Leave a Comment

Pular para o conteúdo