Seis cooperativas de energia do Rio Grande do Sul aumentarão suas contas de luz a partir da próxima segunda-feira, enquanto a Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste (Cooperluz) terá uma diminuição em suas tarifas. As mudanças, resultado de procedimentos de revisões e reajustes tarifários, foram autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As cooperativas atendem 258 municípios gaúchos.
No voto do processo que homologou as novas tarifas, cujo relator foi o diretor da Aneel Sandoval de Araújo Feitosa Neto, não constava detalhamento do motivo da redução das contas da Cooperluz.
No momento de avaliar as tarifas de energia das concessionárias, a Aneel leva em consideração questões como custos de aquisição e de transporte de energia, encargos setoriais, entre outros. No caso das cooperativas, as alterações das contas também sofreram impactos com a retirada dos descontos tarifários no suprimento de energia. A Lei nº 13.360, de 2016, estabeleceu que os descontos concedidos às cooperativas de eletrificação rural, concessionárias ou permissionárias, nas tarifas de uso dos sistemas de distribuição e transmissão e nas tarifas de energia serão diminuídos até a sua extinção, sendo essa redução limitada, quando possível, pelo efeito médio final do processo tarifário em 10%.
Fonte: Jornal do Comércio