Por Rui Schneider da Silva – presidente do Sicoob Central SC/RS
Em 109 países, de todos os continentes, 68 mil cooperativas financeiras com 235 milhões de associados comemoraram em 18 de outubro o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. “Encontre prosperidade em uma cooperativa de crédito” é o tema deste ano, que procura levar às pessoas informações sobre soluções financeiras justas que caracterizam o cooperativismo de crédito.
As instituições financeiras cooperativas fornecem todos os tipos de serviços bancários, como conta corrente, crédito, investimentos, cartões de crédito, seguros, consórcios e previdência privada – entre outros – que impulsionam a realização de sonhos profissionais e pessoais. E tudo com as mesmas garantias de um banco e muitas vantagens, porque numa cooperativa o associado é cliente e dono do negócio e os resultados positivos retornam, ao final do ano, para o bolso do cooperado.
Por isso, o cooperativismo é uma filosofia que procura juntar esforços para alcançar os melhores resultados para todos. As principais referências desse movimento, pensadas há mais de um século, revelam-se cada vez mais modernas, no momento em que se multiplicam as experiências da chamada economia colaborativa. É uma instituição que não visa lucro e que se preocupa com o bem-estar das pessoas, das comunidades e do planeta.
Os princípios do cooperativismo de crédito são guiados pela convergência de ideais e de interesses, pela solidariedade e pela ajuda mútua. Em uma cooperativa, o que tem mais valor são as pessoas e não o capital e quem dita as regras é o grupo, pois cada associado tem direito a um voto. Todos constroem e ganham juntos.
Reconhecido pela ONU por sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades, o modelo de negócios das instituições financeiras cooperativas promove maior inclusão financeira e qualidade de vida, gerando uma economia economicamente viável, socialmente inclusiva e ambientalmente saudável.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa