Cooperativas preparam produtores rurais para participação em prêmio

Capacitar os coordenadores dos programas de qualidade, técnicos das cooperativas e consultores do Sebrae/SC para o Modelo de Excelência da Gestão visando orientá-los sobre a inscrição de empresários rurais no Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista – Troféu Aury Luiz Bodanese. Este foi o foco do treinamento realizado na sede da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC, em Chapecó.

O curso, promovido pelo Sebrae/SC e Excelência SC, abordou aspectos relacionados à 21ª edição do Modelo de Excelência que incorpora as mais recentes questões relacionadas à gestão e, ao mesmo tempo, representa uma mudança significativa na forma como é proposto. Também foram destacados os instrumentos de avaliação, Primeiros Passos para a Excelência, o processo de inscrição e premiação.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC e especialista do Excelência SC, Larissa Somenzari Raiser, destaca a importância da iniciativa ao mencionar que coordenadores e técnicos são as pessoas que têm o maior contato com os empresários rurais.

O Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista – Troféu Aury Luiz Bodanese terá sua 7ª edição em 2019 visando reconhecer os produtores rurais que adotam práticas sustentáveis em suas propriedades. A promoção é da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Sebrae/SC, Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC), Fundação Aury Luiz Bodanese e Projeto Encadeamento Produtivo. A premiação é destinada a todas as famílias que concluíram o programa Qualidade Total Rural. As etapas do concurso incluem inscrições, autoavaliação, visita à propriedade rural pelo Comitê Gestor, seleção, decisão sobre os vencedores e relatório de avaliação.

O Programa Qualidade Total Rural é uma das soluções disponibilizadas aos empreendimentos rurais por meio do “Encadeamento Produtivo: Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”. Considerado referência nacional, o programa atenderá, nos próximos dois anos, mais de 2.600 propriedades rurais dos três Estados do Sul e do Mato Grosso do Sul. O objetivo é contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas por meio de relacionamentos cooperativos.

O projeto é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Copercampos. No Rio Grande do Sul, já conta com a parceria da Alfa, A1 e Copérdia, e os parceiros do SICREDI/RS. No Paraná, podem participar as cooperativas Alfa, Copérdia, Camisc, Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Coasgo e Alfa. No Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, o programa também ocorrerá por meio das parcerias dos Estados e sob a coordenação das unidades federativas do Sistema Sebrae.

Fonte: MB Comunicação

Leave a Comment

Pular para o conteúdo