Cooperativas promovem Dia de Cooperar em SC e no Brasil

O Dia de Cooperar, promovido pela OCB e Sescoop em nível nacional, ocorrido no último dia 30, teve boa repercussão em SC. Cooperativas de todas as regiões do Estado realizaram eventos comemorativos também ao Dia Internacional do Cooperativismo que é realizado em todo o mundo no primeiro sábado de julho.

Em sua segunda edição na capital catarinense, o Dia de Cooperar – Dia C, promovido por cooperativas e que ofereceram diversos serviços à comunidade, recebeu cerca de oito mil pessoas no Parque de Coqueiros no sábado dia 30 de junho. O público foi 60% maior que o esperado pelos organizadores. Para dar conta da missão, 230 voluntários, cooperados ou não, se envolveram no evento.

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “a cooperação é a base para uma sociedade mais integrada e menos excludente e isso está no DNA do cooperativismo de crédito, que nasceu para apoiar produtores, empreendedores e pessoas que desejam utilizar produtos e serviços financeiros de uma maneira mais justa”. O diretor Operacional Olavo Lazzarotto, representou o presidente do Sicoob Central SC/RS na abertura do evento.

No estande do Sicoob Central SC/RS foram distribuídos brindes e tiquetes para participar de três atrações: a escalada, o futebolha e oficina de cupcake para as crianças. Durante o dia foram recolhidas peças de roupas para a Campanha do Agasalho, além de pilhas, baterias e celulares para reciclagem. Um profissional também esteve à disposição do público para fornecer informações sobre educação financeira. Vários funcionários participaram, ainda, da caminhada de dois quilômetros que deu início às atividades do Dia C em Florianópolis.

Durante uma semana, o Sicoob Central SC/RS promoveu uma gincana interna que movimentou os funcionários e recolheram peças de roupas, livros e outros materiais para serem doados para entidades que apoiam ações sociais junto com famílias carentes de Santa Catarina.

No encerramento das atividades do Dia C em Florianópolis, representantes das cooperativas plantaram uma muda de Garapuvu, árvore-símbolo da capital catarinense e colocaram uma placa com os seguintes dizeres: “A árvore-símbolo de Florianópolis, o garapuvu (Schizolobium parahyba), também é conhecida por guarapuvu, guapiruvu, garapivu, vapirubu, ficheira, bacurubu, badarra, bacuruva, birosca, faveira, pau-de-vintém, pataqueira, pau-de-tamanco ou umbela. Floresce nos meses de outubro, novembro e dezembro e pode chegar a 30 metros de altura. A árvore era muito utilizada na fabricação de canoas de um pau só”. A placa, assinada pelas cooperativas, faz menção ao Dia C 2018 e registra o lema “atitudes simples movem o mundo”. A diretora Administrativa Elisete Cavalieri representou o Sicoob Central SC/RS na solenidade a ajudou no plantio da árvore.

O evento da Grande Florianópolis contou com a participação das seguintes cooperativas: COEPAD, COOEPE, CREDCREA, CREDELESC, CREDIFIESC, TRANSPOCRED, FECOAGRO, SICOOB CENTRAL, UNICRED CENTRAL, UNICRED FLORIANÓPOLIS, UNICRED COOMARCA e UNIMED GRANDE FLORIANÓPOLIS.

O Dia C também foi celebrado em outras regiões do Estado:

No Oeste catarinense mais de 1.550 pessoas foram atendidas com ações cooperativas e voluntárias realizadas pela Sicredi Região da Produção RS/SC no sábado dia 30 de junho.  Cerca de 67 colaboradores da Sicredi estiveram reunidos nos eventos das quatro cidades do Oeste catarinense, com iniciativas solidárias que transformam a realidade das pessoas e contribuem para a construção de um país mais justo, equilibrado e com mais oportunidades para todos.   A Sicredi também atuou em ações de arrecadação de ração, roupas e medicamentos para o Grupo Bem-estar Animal em Xanxerê e com ação de incentivo à leitura na festa junina da Escola Municipal Clube do Bolinha de Coronel Freitas.

Em Pinhalzinho o evento aconteceu na Praça central do município, onde foram atendidas mais de 2 mil pessoas, das 13h30 às 17 horas.  Sicoob juntamente com as cooperativas Regional Itaipu; Ceraçá; Aurora Alimentos, Sicredi e entidades como o SESI, APAE, Unoesc, Udesc, Horus Faculdades, Uniaselvi, Rotary, Casa da Amizade, Escola de Artes Paola Zonta e Governo Municipal de Pinhalzinho, através da Secretaria da Cultura participaram da realização do evento. De acordo com Anildo Aloisio Junges, presidente do Sicoob, a participação da sociedade no Dia C fez a diferença e fortaleceu a essência do cooperativismo que é a união das pessoas, em especial na ocasião a cooperativa de crédito realizou um forte trabalho junto às crianças. Como nos demais anos, o Sicoob teve um grande envolvimento de dirigentes, associados e funcionários participando do evento. A todos eles fica o reconhecimento e agradecimento pelo empenho e dedicação.

Em Rio do Sul sete cooperativas que atuam no Alto Vale se reuniram para celebrar o cooperativismo e apresentar as diferentes formas de cooperação. Muita alegria e diversão tomou conta do Calçadão Osny José Gonçalves, no centro de Rio do Sul, teve roda de chimarrão, música ao vivo, atividades para adultos e crianças e muita integração entre cooperativas e comunidade. “Foi um dia muito feliz para todas as cooperativas, pudemos mostrar para a comunidade o quanto é importante a existência das cooperativas e o que significa cooperar. Além da animação e da alegria, a Cravil ainda pode apresentar o projeto Energia Renovável, uma ação que a cooperativa já realiza há alguns anos”, explicou a gerente Social e de RH, Marina Lessa Mansur Pontes. O Dia de Cooperar em Rio do Sul contou com a apresentação de projetos sociais e de promoção de saúde, dicas de educação financeira e saúde bucal, recolhimento de lixo eletrônico, atividade recreativas com gibis e desenhos para as crianças, participação da Cia Zulu de Teatro, apresentação musical e roda de chimarrão. “Tivemos um dia muito agradável de celebração do cooperativismo, mas acima de tudo de integração e intercooperação”, concluiu o coordenador do Núcleo de Cooperativas, Ricardo da Silva. Cravil, Sicoob Alto Vale, Unimed Alto Vale, Viacredi Alto Vale, Uniodonto, CredCrea e Sicoob Multicred participaram do Dia C em Rio do Sul. O evento foi organizado pelo Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), com apoio do Sescoop/SC e parceria do Sesi Rio do Sul e da Erva Mate Tupan.

Em Cunha Porã na Praça da Bandeira aconteceu o movimento de intercooperação, realizado pelas cooperativas do município: Aurora Alimentos, Sicredi, Ceraçá, Auriverde e Sicoob Credial. Participaram do Dia C. O evento reuniu um público estimado em torno de 800 pessoas que puderam aproveitar as diversas atividades oferecidas durante a tarde. Foram realizadas atividades como apresentações de danças, capoeira, orientações odontológicas, domésticas e de prevenção de acidentes. O evento também foi um momento para a comunidade poder realizar a entrega de lixo eletrônico, ação que também contou com a colaboração das escolas parceiras do Projeto Escola no Campo; EEB Oscar Majolo de São Miguel da Boa Vista e EEB Santa Terezinha do Progresso do município de Santa. Terezinha do Progresso. Além, do recolhimento de embalagens de óleo de cozinha e arrecadação de donativos que posteriormente serão doados ao Hospital de Cunha Porã.

De Norte a Sul do país, cooperativas de mais de 400 cidades brasileiras mostraram que atitudes simples mudam o mundo. Elas realizaram em todos os estados brasileiros a celebração de um movimento de estímulo à pratica de iniciativas de responsabilidade social, voluntárias, contínuas e transformadoras, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. Para o organismo internacional, as cooperativas, graças aos seus princípios, dentre eles o interesse pela comunidade, são aliadas naturais na luta pela erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030.

“A mobilização que vimos no último dia 30 prova que as cooperativas se preocupam muito com o nosso país. Elas se dedicam ao longo de todo ano, de mãos dadas com voluntários valorosos, a transformar a realidade das famílias que vivem onde elas estão localizadas. Como é um modelo de negócios focado na geração de emprego, trabalho e renda, o cooperativismo sabe que uma sociedade forte é aquela na qual todos têm importância, direitos iguais e possiblidades de empreender de forma coletiva. Nossas cooperativas sabem que devem fazer a parte delas para que o mundo seja melhor e, para isso, valorizam cada atitude simples, pois elas são o primeiro passo a transformação que desejamos ver”, analisa o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

As iniciativas de responsabilidade social do Dia C têm apresentado um crescimento substancial a cada ano. Para se ter uma ideia, só em 2017, mais de dois milhões de pessoas foram atendidas de Norte a Sul do país. O número de cooperativas envolvidas foi de 1.563 e, juntas, elas contabilizam o trabalho de mais de 120 mil voluntários.

Fonte: Fecoagro e assessorias de comunicação das cooperativas

Leave a Comment

Pular para o conteúdo