O agronegócio passa por transformações constantes e a busca por inovações é fundamental para manter a vantagem competitiva. Por isso, conhecer as tendências para o Agro de 2024 não é apenas um diferencial, mas sim uma necessidade.
Em 2023, o mercado apresentou um avanço e um cenário mais positivo em relação ao ano anterior, quando houve uma retração. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da Esalq/USP, a participação do setor no PIB caiu de 26,6% em 2021 para 24,8% em 2022. Para 2023, a expectativa é um PIB de até R$2,63 trilhões. Para manter o cenário promissor de crescimento em 2024, o monitoramento das tendências é indispensável. Após um 2022 retraído e um início de retomada em 2023, as tendências para 2024 envolvem a busca por práticas mais sustentáveis, o uso de soluções digitais e um incentivo a políticas de negociação.
De acordo com o relatório do Cepea, o ramo agrícola apresentou uma das quedas mais significativas em 2022, com 6,39%. Em um setor de mudanças, as inovações constantes ajudam a melhorar cada vez mais esses índices. Para Fabrício Orrigo, diretor de produtos Agro da TOTVS, o setor navega por um cenário dinâmico e impulsionado pela tecnologia. “A convergência dessas tendências cria oportunidades significativas para a inovação, promovendo um setor agrícola mais eficiente, transparente e alinhado com as expectativas da sociedade e do mercado global”, argumenta.
Para 2024, 5 pontos devem se destacar para o mercado, e devem trazer grandes impactos e oportunidades para as cooperativas: Inteligência Artificial e Dados; Bioenergia de etanol de milho; Comercialização de Commodities; Crédito Rural, e Sustentabilidade. Outro fator que segue em destaque entre as tendências agro em 2024 é a sustentabilidade, especialmente com o fortalecimento da agenda ESG no contexto do agronegócio. Isso impulsiona o foco em pautas como práticas de cultivo sustentáveis, uso consciente de recursos naturais e agricultura de precisão, que trazem transformações importantes para o setor.
Com 2024 em um mercado de transformações rápidas, as tendências prometem transformar o cultivo, a produção e a gestão do setor agrícola.
A tecnologia surge como força propulsora por trás dessas mudanças, com o objetivo de capacitar o setor para enfrentar desafios e aprimorar a operação. Na prática, estar atento às tendências Agro em 2024 e explorar novas oportunidades é um passo fundamental para qualquer produtor que deseja acompanhar o mercado.
Fonte: TOTVS, com adaptação da Redação MundoCoop