A partir de agora, todas as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas cooperativas estarão ainda mais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Foi assinado em Brasília o memorando de entendimento entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.
“A ONU considera o cooperativismo uma ferramenta essencial para construir uma sociedade mais justa e sustentável. Onde uma cooperativa se instala, ali são disseminados os valores desse modelo de negócio e, o resultado disso é o fortalecimento dos direitos humanos em todos os níveis”, disse coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic.
O evento ocorreu na sede do Sistema OCB, em Brasília, marcando a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em mais de 100 países e por mais de um bilhão de cooperativistas.
Representantes do programa das Nações Unidas, do Instituto Sicoob, das organizações estaduais do Sistema OCB, da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também prestigiaram a solenidade.
A partir de agora, todas as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas cooperativas estarão ainda mais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, visando a erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030. O memorando de entendimento também permitirá o desenvolvimento de iniciativas ainda mais abrangentes e com amplo impacto social.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, disse que assinar um documento como esse é uma maneira de marcar o Dia Internacional do Cooperativismo, já que as cooperativas brasileiras passam a contar, oficialmente, com a parceria do Programa na realização de suas iniciativas de responsabilidade social, especialmente aquelas que dizem respeito ao ODS número 12, que trata do consumo e produção responsável.
Fonte: Sistema OCB