Cooperativistas de SC visitam América Central

Um grupo de dirigentes de cooperativas do grupo Fecoagro de SC viajam neste final de semana a América Central. Vão visitar o Panamá e Costa Rica. Liderados pelo presidente Claudio Post, eles cumprem programação de uma semana visitando cooperativas e entidades do cooperativismo dos dois países. Retornam a SC dia 17 próximo. Junto com dirigentes das cooperativas viajam o secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa e o presidente da Frencoop na Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa. A OCESC será representada pelo superintendente, Neivo Panho.

Na programação consta visitação ao Canal do Panamá, onde estão situadas as eclusas em um canal artificial de 77 km que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico, tornando-se uma via marítima de grande importância para o comércio internacional.  Ainda no Panamá, na cidade de Los Santo, visitarão a FENCONSPA – Federação Nacional das Cooperativas Salineiras. Também está prevista uma audiência com o Ministro da Agricultura do Panamá, para conhecer a estrutura fundiária o país.

Já na Costa Rica, na capital, San José, irão visitar a Cooperativa dos Pinos, uma cooperativa de laticínios que produz uma variada linha humana de mais de 600 produtos lácteos, e que exporta para 10 países. Na produção agropecuária a cooperativa comercializa mais de 3.000 produtos em todo o território nacional. Também está prevista uma visita à sede das Américas da ACI – Aliança Cooperativa Internacional que fica na Costa Rica.

Ainda está incluída na programação visitação ao Vulcão Arenal, situado na província de Alajuela, com altitude de 1.670 metros, que estava adormecido e que entrou em erupção em 1968, depois de 400 anos de inatividade. No caminho serão visitadas propriedades agrícolas que produzem café, produto costarriquenho considerado de maior aplicação tecnológica no manejo e na produção do café.

Participam da viagem, além da Fecoagro e Ocesc, representantes das Cooperativas: Cooper A1, de Palmitos; Auriverde, de Cunha Porã; Itaipu, de Pinhalzinho; Copérdia, de Concórdia; Coopervil, de Videira; Coocam, de Campos Novos; Cravil, de Rio do Sul e da Cooperja, de Jacinto Machado.

Fonte: Fecoagro

Leave a Comment

Pular para o conteúdo