A Cooperja – Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado realizou a solenidade de formatura de 29 jovens do Programa Cooperja do Amanhã Líderes, que tem parceria com o Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses, e também de 28 mulheres do Programa Cooperja do Amanhã Mulheres, que conta com a parceria do SESCOOP/SC dentro do Programa Mulheres Cooperativistas. O evento foi realizado na sede administrativa da cooperativa em Jacinto Machado e reuniu formandos, familiares e convidados.
O presidente da OCESC e da Cooperja, Vanir Zanatta; o vice Antônio Moacir De Noni; diretores e gerentes se fizeram presentes, juntamente com membros do Conselho de Administração e Fiscal da cooperativa. A noite contou ainda com a palestra de Eliseu Felipe Hoffmann, um dos instrutores, que abordou o tema: “Tempo de Despertar”. Ele também realizou um momento de entrega de flores dos formandos aos familiares, em forma de agradecimento. “Foi uma noite incrível, emocionante, alegre, tudo estava perfeito”, disse o presidente Vanir Zanatta.
“Agradeço à COOPERJA, ao SESCOOP e a toda a organização por serem prestativos e preocupados com todos os formandos”, elogiou a formanda do grupo de mulheres, Jucélia Pereira Lamark de Bitencourt. Os dois programas têm por objetivo promover a sustentabilidade da cooperativa e do cooperativismo, por meio da Educação Cooperativista e do aprimoramento dos conhecimentos necessários para promover uma melhor organização e participação de jovens e mulheres na cooperativa.
O jovem Eduardo de Borba Montovani destaca que foi um momento muito especial. “Um encerramento de um ciclo, onde estava tudo perfeito e bem organizado.” O crescimento dessa participação, além de valorizar o cooperativismo, proporciona uma condição para a inserção dos jovens e mulheres nos negócios como um todo, dentro da comunidade e, em especial, nas cooperativas. Ciente disso, a COOPERJA e o SESCOOP/SC investem em estratégias e iniciativas que visem reconhecer, valorizar e incentivar cada vez mais a presença feminina e dos jovens no sistema cooperativista.
O presidente Vanir Zanatta destacou a importância do momento e agradeceu o empenho e a disponibilidade dos formandos em chegar até o final da etapa. “É o cooperativismo cumprindo seu 7º princípio, ‘o interesse pela comunidade’, levando, mostrando e incluindo mais pessoas em nossa rede de informações e conhecimentos sobre nosso sistema. Destaco ainda que, após esta formatura, a COOPERJA conta com mais 57 defensores do sistema cooperativista. Parabéns a todos”, pondera Zanatta.
Fonte: Cooperja