
Abril é o mês dedicado à segurança no trabalho e ao movimento Abril Verde, que tem como principal objetivo promover a cultura da prevenção e incentivar a adoção de medidas que garantam um ambiente laboral seguro e saudável.
Segundo Fernando Machado, Coordenador de Sesmt, a Cooperja vem atuando de forma estratégica para reduzir os índices de acidentes de trabalho, com ações específicas e o apoio da direção nas áreas de segurança e medicina do trabalho.
“Conseguimos reduzir em 50% o total de ocorrências no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2023. Isso demonstra o engajamento de todos os níveis hierárquicos. As ocorrências registradas nas nossas unidades neste primeiro trimestre resultaram em 41 dias de afastamento. Já no mesmo período de 2024, foram mais de 70 dias. Essa redução, além de representar um ganho humano, contribui indiretamente para o desempenho das unidades”, explica Machado.
A campanha do Abril Verde está sendo promovida em diversos setores da Cooperja, e não se restringe apenas ao mês de abril. A prevenção deve ser uma prática constante, incorporada ao dia a dia de todos os colaboradores.
Sofrer um acidente de trabalho pode trazer consequências não apenas para a vítima, mas também para a família, colegas e amigos. Mesmo que por um curto período, qualquer afastamento gera impactos e dificuldades que podem ser evitados com atitudes preventivas e consciência coletiva.
Fonte: Cooperja