Coordenadores sociais passam por capacitação do Sescoop/SC

O JCC Game é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), que tem o propósito de apoiar as cooperativas catarinenses na disseminação do cooperativismo e no desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas. Esse trabalho é feito com o apoio dos coordenadores que atuam nas cooperativas e são responsáveis por conduzir as iniciativas e os programas sociais.

Foi realizado evento de formação desses profissionais, com o intuito de capacitá-los para atuarem como multiplicadores da metodologia dos jogos desenvolvidos para serem trabalhados em escolas de Santa Catarina, voltado a três temas principais: cooperativismo, sustentabilidade e educação financeira.

Na abertura do evento, o presidente do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, destacou a relevância da atuação dos coordenadores, que são os pontos focais nas cooperativas. “Nosso objetivo é seguir valorizando e estimulando as ações sociais nas cooperativas. Os coordenadores, são parte fundamental para fortalecerem ainda mais as iniciativas em suas cidades”, afirmou o presidente.

A atividade inicial foi conduzida por Felipe Vila Chagas, da empresa Vila dos Games, responsável pelo desenvolvimento dos jogos criados para o JCC Game. Felipe apresentou detalhes das regras dos jogos e demonstrou na prática como utilizá-los para trabalhar os temas de forma lúdica e educativa. Felipe explicou que cada game tem sua característica, mas todos têm um propósito em comum: são jogos cooperativos, em que os participantes precisam trabalhar juntos para alcançar os objetivos coletivos.

A formação foi finalizada com a intervenção da doutora em Linguística, Priscila de Sousa. Foram apresentadas reflexões sobre os aspectos pedagógicos no projeto JCC Game, interrelacionando o jogo com as competências e habilidades preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando possibilidades do trabalho integrado às diversas áreas de conhecimento. Além disso, foi construído um plano de trabalho que servirá como guia na multiplicação dessa metodologia.

A analista de Marketing da Copérdia, Graciele Valerius, vê na iniciativa uma ferramenta interessante para aplicação em sala de aula. “Precisamos motivar os professores e mostrar os benefícios que eles terão com os jogos”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC (Foto: Divulgação / Comunicação Sistema OCESC).

 

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