CREA SC quer se aproximar mais do empresariado catarinense

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC (CREA) quer se aproximar mais do empresariado catarinense. O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, Carlos Kita Xavier, em reunião com segmentos da sociedade empresarial. Ele quer ouvir o empresariado e contribuir para a desburocratização dos processos, não apenas internamente no CREA, mas também nos órgãos públicos e regulatórios, onde o empresariado, especialmente da construção civil, encontra morosidade ou dificuldades na aprovação dos projetos. 

“O CREA não é apenas fiscalização. Queremos ser apoiadores do empreendedorismo e do desenvolvimento”, diz Kita Xavier. “Queremos entender as demandas do setor e alinhar ações prioritárias para serem trabalhadas junto ao Conselho”, destacou Kita. 

Em uma reunião convocada por Kita Xavier, foram apresentadas quais são as atribuições, ações e projetos que o órgão desenvolve em suas atividades. Foi proposta a criação de um Comitê Consultivo para ações conjuntas, integrado por diversas entidades representativas do setor empresarial, e exposto o que o CREA pretende executar nessa proposta. 

Eduardo Bride, assessor da presidência, destacou a importância de desenhar o comitê dentro das necessidades do setor empresarial. “Esse é um primeiro encontro para estruturar o comitê que possa, de forma efetiva, auxiliar as mais de 20 mil empresas registradas, não apenas pessoa jurídica, diretamente impactando nos profissionais da engenharia, agronomia e geociências que estão na gestão e execução dessas empresas”. 

A Fecoagro foi convidada para participar do Comitê, representando o segmento do Agro. Integram ainda o Comitê e participaram da primeira reunião Tamara Aragão, representando o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), Marco Alberton, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Florianópolis (Sinduscon) e também representante da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Gabriel Bossardi Finger, coordenador do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Ivan Ramos, Diretor Executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e Ronaldo Aparecido de Azevedo, sócio da Paleta Engenharia e Construções Ltda. Também participaram do encontro profissionais técnicos e administrativos do CREA-SC. 

Fonte: Crea/Fecoagro 

Leave a Comment