Fecoagro investe em saúde mental e física dos colaboradores

Preocupação com a saúde física e mental tem sido um tema em destaque nos ambientes de trabalho, especialmente em um país como o Brasil, que apresenta os maiores índices de ansiedade e depressão na América Latina, afetando mais de 12 milhões de pessoas, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Fecoagro, matriz sediada em Florianópolis, está à frente dessa estatística, ao priorizar o bem-estar de seus colaboradores. 

Para contribuir com o bem-estar dos seus colaboradores, a Fecoagro promoveu o programa “Saúde e Bem-Estar no Cooperativismo”. O programa, composto por diversos encontros ministrados pela psicóloga especialista em mindfulness, Ana Paula Karkotli, foi planejado para abordar questões específicas relacionadas à saúde física e mental, proporcionando experiências transformadoras e práticas saudáveis aplicáveis tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal. 

No primeiro encontro, intitulado “Menos estresse, mais bem-estar”, os participantes aprenderam valiosas técnicas para lidar com o estresse e promover a saúde mental, desenvolvendo ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do dia a dia. Já no segundo encontro, chamado “Foco nos estudos e projetos”, foram apresentadas práticas para melhorar a concentração e o desempenho acadêmico ou profissional, aliadas a técnicas para gerenciar o tempo com mais eficiência.  

Em “Compaixão e empatia no ambiente laboral”, deu-se continuidade em outro encontro, onde a atenção foi voltada para a melhoria da comunicação e colaboração entre colegas e líderes. Estratégias para lidar com dependências e vícios foram abordadas em outro encontro. Em “Emoções sob controle”, proporcionou aprendizados essenciais sobre como lidar com emoções, estresse emocional, além de dicas preciosas para desfrutar de uma qualidade de sono reparadora. No fim, o último encontro, “O modo off-line: estratégias para desconectar e lidar com a sobrecarga de informações no mundo digital”, encerrou o programa com reflexões sobre a importância de equilibrar o uso da tecnologia e promover momentos de desconexão, permitindo que os colaboradores possam se reconectar consigo mesmos e com o ambiente ao redor. 

Segundo a gerente administrativa e financeira da Fecoagro, Janete Barcaro, a valorização das pessoas é uma das principais diretrizes da empresa, e nessa perspectiva, foi introduzido o programa “Saúde e Bem-Estar no Cooperativismo”. A coordenadora de RH, Nara Cristina Wecker, ressalta que o objetivo principal é a “saúde do colaborador, que vai refletir num melhor clima organizacional”. O programa contou com o apoio do Sescoop-SC. 

Ao término dos cinco encontros, Ana Paula Karkotli destaca que “foi gratificante ver os colaboradores abraçarem a oportunidade e levarem algo significativo para suas vidas pessoais e profissionais. O programa proporcionou uma experiência transformadora, permitindo-lhes vivenciar uma vida com atenção plena e foco no presente”. 

Como participante do programa, Pabla Vieira, do setor de marketing da Fecoagro, compartilhou sua experiência e destacou a importância do autocuidado. “Foi muito de encontro com o que estou buscando para a minha vida. Aprendi a cuidar da saúde e bem-estar como um todo, focando no presente em atividades diárias, como brincar com meu filho ou fazer exercícios. Sinto que estou no caminho certo e só tenho a agradecer à Fecoagro e à Ana Paula por esse ‘empurrãozinho’.” 

Também participante do programa, Janete Barcaro, reforçou a importância de cada encontro. “Valeu muito a pena. O programa abordou de forma diferenciada o mindfulness, despertando em mim a importância de viver o aqui e agora de forma intensa e leve, deixando as preocupações para os momentos adequados. As práticas saudáveis que aprendemos levarei para toda a vida, e me sinto mais saudável, com mais disposição e feliz”. 

A iniciativa da Fecoagro em promover o programa “Saúde e Bem-Estar no Cooperativismo” demonstra o compromisso da empresa em cuidar do bem-estar integral de seus colaboradores. Com iniciativas inovadoras como essa, a Fecoagro fortalece sua cultura de cuidado e equilíbrio no cooperativismo, reafirmando seu compromisso em construir uma sociedade mais saudável e feliz. Além disso, a pesquisa de avaliação mostrou que os participantes tiveram uma experiência altamente positiva, alcançando um índice de aproveitamento de mais de 70%. Isso reforça o sucesso do programa em proporcionar uma abordagem abrangente e eficaz para a promoção da saúde física e mental dos colaboradores da Fecoagro. 

Fonte: Fecoagro 

Leave a Comment