Curso piloto do Senar/SC capacita produtores sobre contratação rural

A necessidade de mão de obra qualificada no meio rural tem se tornado cada dia mais uma exigência para quem deseja atuar no campo. Com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos de produtores rurais quanto à contratação segura de mão de obra em suas propriedades, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), promoveu a primeira turma do curso “Contratação Correta e Segura de Mão de Obra na Propriedade Rural”. Esse treinamento será implantado nos três estados do Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O treinamento ocorreu no Centro de Múltiplo Uso do município de Irineópolis, na região Norte do Estado, com a participação de 12 produtores rurais e a participação do presidente do Sindicato Rural de Irineópolis Francisco Eraldo Konkol; a supervisora do Senar/SC na região Norte Carine Weiss e o assessor jurídico da Faesc Clemerson José Argenton Pedrozo. Também estiveram presentes o gerente técnico Arthur Bergamini e o advogado Eleutério Czornei do Senar/PR.

O assessor jurídico da Faesc destacou que o principal objetivo é levar informação para o produtor rural. “Hoje as famílias estão envelhecendo no campo, pois os filhos não estão ficando para acompanhar as atividades e está havendo necessidade da contratação de mão de obra até nas pequenas propriedades. É obrigação do Sistema Faesc/Senar levar ao produtor rural a informação de como ele deve proceder com a contratação dos funcionários, falar sobre a legislação e sobre a importância de formalizar o vínculo de emprego porque é uma segurança para ele e é um direito do trabalhador”.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, o curso foi o primeiro realizado no Estado e atingiu seu propósito.

O conteúdo programático foi composto, ainda, com assuntos sobre meio ambiente; trabalho com agrotóxicos; ferramentas manuais, animais e máquinas e implementos agrícolas; instalações; o Serviço Especializado em Segurança e Saúde do Trabalhador (SESTR) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (CIPA).

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Leave a Comment

Pular para o conteúdo