Depoimentos de ex-presidentes da Fecoagro ao programa Estado de Excelência da Record News de SC, e ao programa de rádio da Fecoagro

• Odacir Zonta – período de abril a novembro 1983 – (interino)
“Eu quero nesse dia importante para o cooperativismo brasileiro Dia do Colono e Dia do Motorista, também me manifestar como um dos membros mais antigos do cooperativismo porque a Fecoagro faz 45 anos de fundação e eu há 41 anos tenho vínculo, também fui guiado pelas mãos de Aury Bodanese. Ao concorrer à eleição à cooperativa em Concórdia em 1980, a partir de 79 Aury deu muita força com a presença da Fecoagro com o famoso programa “Bico de Pena” capitaneado por Ivan Ramos, que continua firme como baluarte. O Auri era líder, que criou líderes sucessores e a grande virtude do líder é poder arrumar sucessores, e eu tive a graça de ter essa oportunidade e dizer que a Fecoagro representa o que tem de mais alto patrimônio de ooperativismo especialmente ligado ao agro catarinense e brasileiro. Mas eu cumpri etapas da comunicação, da intercooperação, da agroindustrialização, da busca de alternativas de convênios e participação de programas de governo, isso é a Fecoagro. A Fecoagro é o sistema cooperativo catarinense e brasileiro também. Parabéns à Fecoagro, a todos os ex- presidentes ao atual presidente Claudio Post, e relembrando sempre a figura de Aury Luiz Bodanese. Parabéns ao cooperativismo porque a Fecoagro é o símbolo dos 45 anos dessa presença marcante do cooperativismo em Santa Catarina”.

• José Zeferino Pedrozo – Período de 1988 a 1991 – (desativada)
“Eu tenho muito orgulho e carrego com muita satisfação no meu Modesto currículo ter sido presidente da Fecoagro. Embora a Fecoagro daquela época, o período que eu exercia a presidência, ela era completamente diferente da atual Fecoagro. Naquela época a Fecoagro passava por sérias dificuldades. Eu a assumi com a situação muito precária, chegou até uma situação extrema e numa reunião da Fecoagro nós termos decidido de extinguir a Fecoagro e passar o patrimônio da Fecoagro para a Cocecrer, que era a cooperativa central de crédito que eu também presidia. Desde a fundação da Cocecred eu tive o prazer por também uma influência desse saudoso líder cooperativista que foi Aury Luiz Bodanese e assumi também a Cocecred em 1985. Como a Fecoagro passava por aquele momento, nós em uma reunião em Chapecó com esse aconselhamento do Aury que nós transferíssemos aquele patrimônio para esse novo segmento cooperativo que estava iniciando. Eu recebi essa incumbência, mas eu quero confessar sem querer me vangloriar de qualquer maneira eu não tive coragem de seguir a Fecoagro. A Fecoagro foi vivendo assim quase que no anonimato, venceu meu mandato assumiu então o Aury mais uma vez, ele que foi fundador e trouxe o fiel escudeiro desde a época do Aury que se chama Ivan Ramos. A Fecoagro começou novamente ressurgir praticamente das cinzas e foi galgando com muita paciência e hoje nós temos essa Fecoagro que a comunidade catarinense e, certamente, até de muitas regiões do Brasil conhece a Fecoagro de Santa Catarina. A Fecoagro hoje ela ocupa também um espaço na mídia. Ela se especializou por essa vocação de seu dirigente que há muitos anos está comandando a Fecoagro como um executivo, o Ivan que tem uma afinidade com a comunicação, que gosta da escrever artigos referentes ao nosso agronegócio. Ele hoje conta com uma equipe altamente especializada de bons comunicadores, quer no sistema de rádio, quer no sistema de televisão. Eu tenho que dar esse reconhecimento e parabenizar a atual direção da Fecoagro e de modo particular eu sei que estou parabenizando muita diretorias anteriores, porque o Ivan tem continuado, apesar das alterações de comando que existem na diretoria no Conselho de Administração da Fecoagro, nós temos que fazer esse reconhecimento então. A Fecoagro hoje é uma história de sucesso”.

• Luiz Hilton Temp – período de e 1994 a 2000
“É muito orgulho de ter sido um dos filhos de Aury Luiz Bodanese, assumi a Fecoagro como indicação dele na época. É realmente uma das lideranças impar do nosso estado, talvez do Brasil. Um dos maiores líderes cooperativistas que pregou o cooperativismo de união, não só do agricultor, mas um cooperativismo de união também entre as próprias cooperativas no segundo grau e só atrás da Fecoagro e da própria Aurora que é uma cooperativa de segundo grau. Exemplo ímpar diferente do que se fez em outros estados no Brasil que criaram as suas organizações segundo grau mais como organizações políticas e não como organizações econômicas e avançamos assim nesse trabalho e assim está sendo dado continuidade graças a esses ensinamentos que nos foram passados por Aury Luiz Bodanese”.

• Neivor Canton – período de 2000 a 2006
“Para nós podemos ter emprestado nossa contribuição ao tempo em que estávamos presidindo a Copérdia de Concórdia e região e fomos chamados para suceder o cooperativista Luiz Hilton Temp. Damos sequência a um trabalho que tinha como objetivo fortalecer essa Federação, um exemplo de intercooperação que Santa Catarina criou e que persiste até hoje nos 45 anos de existência. Foi muito honroso, trabalhoso e um aprendizado acima de tudo, porque a cada ano que se sucede os desafios mudam sua aparência, mudam sua trajetória e as lideranças precisam ter essa visão e adequar a instituição ao novo momento. E assim foi a Fecoagro. Ela começou, digamos assim, fruto da visão do que nós tivemos a oportunidade de ver consolidados bons projetos, foram desafios, conquistas e reveses, mas nunca desistindo do principal que era exatamente construir um caminho que desse viabilidade a milhares de pequenos produtores rurais, que congregados em suas cooperativas precisavam ainda da sinergia da intercooperação, surgiu a Fecoagro e esta aí vitoriosa certamente”.

• Marcos Antonio Zordan – período de 2006 a 2009
“Na nossa gestão como presidente nós tentamos dar continuidade aquilo que os demais presidentes vinham caracterizando a Fecoagro e, é lógico, através da necessidade das cooperativas se criou a Central de Compras, o Misturador de Fertilizantes, a própria matriz da Fecoagro tem um papel muito importante que é esse papel de desempenhar o Troca-Troca do governo isso tem uma importância que talvez muitos dos que praticam não sabem disso, que atinge o pequeno produtor, atingi aquele tem mais necessidade dando condição para que ele desempenhe sua função e produza no nosso Estado. Então você hoje falar da Fecoagro é uma das únicas entidades cooperativas que eu conheço que faz a parte operacional de fato e desempenha um papel político muito importante. A Fecoagro é hoje e sempre capitaneado de uma forma ou outra pelo Ivan, que tem um papel muito importante nisso tudo, pelos demais funcionários, é lógico, pelos presidentes que já passaram e o que está agora no caso o Cláudio. O papel da Fecoagro é um papel que para quem passou por lá sabe da sua importância. Esse papel de você trabalhar com o resultado e politicamente participando dos demais governos que aconteceram em Santa Catarina, eu tenho certeza que o agricultor de Santa Catarina tem muito a agradecer à Fecoagro. A agricultura e a agropecuária catarinense devem muito à Fecoagro. Então nós queremos aproveitar e parabenizar a Fecoagro pela passagem do seu aniversário. Parabéns Fecoagro!”

• Luiz Vicente Suzin – período e 2009 a 2016
“A Fecoagro teve nesses últimos anos uma evolução muito grande. Nós tivemos a implantação da Indústria de Fertilizantes em São Francisco do Sul isso foi muito importante para o crescimento e o desenvolvimento da nossa pecuária e, com certeza, Santa Catarina depois do surgimento da nossa Misturadora de Fertilizantes balizou o preço dos insumos no Estado de Santa Catarina. Também o trabalho que a Fecoagro fez nessa indústria é questão da qualidade para que possamos levar para o nosso produtor rural, para o nosso pequeno produtor rural, um produto de excelente qualidade para seu desenvolvimento nas suas lavouras. Então acho que o papel da Fecoagro também é muito importante. A nossa Central de Compras, que hoje ela está em Palmitos, também ela é muito importante e interessante, que é o local onde é feito as compras em conjunto para todas as cooperativas filiadas à Fecoagro em Santa Catarina, ela tem um grande papel na intercooperação de Santa Catarina, se deu a intercooperação foi através da Fecoagro. Então Santa Catarina hoje é um exemplo para o nosso país da intercooperação que tem nas cooperativas de SC. Eu acho que a nossa agricultura deve muito à Fecoagro nesses 45 anos de trabalho que ela tem feito no Estado de Santa Catarina. No nosso programa Terra Boa todos os governadores. depois que lançaram o programa na época Troca-Troca, agora Terra Boa, todos assumiram esse trabalho, esse papel que é muito importante, e é administrado capitaneado pela Fecoagro na distribuição dos fertilizantes, das sementes, do calcário que são distribuídos ao nosso produtor rural. Então a Fecoagro hoje dá para nós dizermos é uma empresa, é uma organização e uma Federação de conquistas, é aquilo que eu falei: ela serve de exemplo hoje para o nosso país, nós estamos sendo copiados hoje por outros estados o exemplo da Fecoagro aqui em Santa Catarina. Então eu quero parabenizar a Fecoagro por estes 45 anos de uma história muito interessante e muito bonita no estado de SC”.

• Claudio Post – período de 2016 A 2021
“A Fecoagro então capitaneada pelo Aury Bodanese foi fundada há 45 anos atrás da grande missão de praticar a intercooperação, juntar a força das pequenas cooperativas para juntas alcançar objetivos maiores. A sua origem foi para juntarmos as produções de várias cooperativas para juntas exportarmos soja, uma sozinha não conseguiria ter esse poder, mas juntas conseguiram formar então pool para comercializar soja para o exterior. Então o princípio foi difícil, mas com determinação, com garra e com o engajamento de várias cooperativas a Fecoagro cresceu muito. Hoje ela é uma referência em comunicação; ela é referência na condução do programa Terra Boa do Governo do Estado, onde que faz mais de 20 anos de parceria em conjunto com o Governo do Estado para atingir o maior número possível de agricultores, levando a melhor semente e a melhor tecnologia para que nós alavancássemos a produção de milho que é um insumo tão importante para Santa Catarina. Além disso, juntos nós também fomos os pioneiros em Santa Catarina na formulação de fertilizantes, garantindo um acesso direto do pequeno produtor ao mercado externo com qualidade garantida, onde que se consegue hoje a melhor tecnologia junto com os fertilizantes que a Fecoagro comercializa e formula para ter o maior desempenho das suas lavouras sem intermediários”.
Ainda presidiram a Fecoagro, Aury Luiz Bodanese, período de 1975 a 1982 – e depois período de 1991 a 1994; Luiz Carlos Chiocca, período de 1982 a 1983 (incompleto) e Erico Frederico Gebler, no período de 1984 a 1988. Ivan Ramos foi diretor Administrativo e Financeiro no período de 1975 a 1981, e depois na nova gestão de Aury Luiz Bodanese como diretor executivo a partir de junho de 1993, até hoje.

Fonte: Fecoagro

Leave a Comment

Pular para o conteúdo