Deputado Altair Silva levanta pauta do setor leiteiro em reunião de Frente Parlamentar

O deputado estadual e presidente da comissão de Agricultura na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Altair Silva, participou de um almoço promovido pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em Brasília para discutir questões relacionadas ao agronegócio nacional. Na oportunidade, Altair levou, junto ao presidente da Frente, o deputado Federal Pedro Lupion (PR), possíveis soluções para a crise pela qual passa o setor leiteiro catarinense. “Falamos sobre a importação do leite que vem da Argentina e do Uruguai, que é a principal causa da crise que vem inviabilizando o desenvolvimento do setor no estado e fazendo com que os preços caiam muito, causando ainda mais prejuízos aos produtores”, disse. 

Durante a conversa, os parlamentares também debateram a triangulação na chegada do leite para Santa Catarina. Há uma tendência da chegada do leite vindo da Nova Zelândia, na forma de dumping, com um preço mais competitivo e atrativo até o Uruguai e Argentina. Caso esses países adquirissem o leite, eles poderiam revender para o Brasil sem nenhuma tributação, devido aos acordos do Mercosul. Isso inviabilizaria ainda mais o setor em Santa Catarina. 

O deputado Altair Silva agendou duas audiências públicas promovidas pela Comissão de Agricultura da Alesc para discutir a situação dos produtores de leite do estado. A primeira será no dia 11 próximo em Seara, às 14 horas, na Câmara Municipal, e a segunda em São Miguel do Oeste no mês de 1º de setembro, também às 14 horas, na Câmara Municipal. Estão sendo convidadas autoridades regionais, lideranças e produtores de leite das regiões. 

Fonte: Ascom 

Leave a Comment