O deputado estadual José Milton Scheffer se pronunciou na tribuna da Assembleia Legislativa de SC, durante a sessão plenária, para destacar a importância das cooperativas para o Estado. O parlamentar, na condição e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo-Frencoop presidiu a cerimônia de posse do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), estrutura vinculada à Secretaria da Agricultura e da Pesca e que terá como atribuições discutir, deliberar e propor políticas públicas para o segmento cooperativo no Estado.
O parlamentar destacou em seu pronunciamento, para conhecimento dos demais deputados, os números do cooperativismo de SC, lembrando que estão regularmente registradas na Ocesc 263 cooperativas de 12 ramos diferentes, somando mais de 2,2 milhões de associados, que considerando os membros das famílias envolvem mais de dois terços da população catarinense. Em 2017 as cooperativas foram responsáveis pela manutenção de 61 mil empregos diretos, gerando uma movimentação financeira de R$ 32 bilhões.
“Santa Catarina tem índices econômicos que orgulham a todos nós, mas, sem dúvida nenhuma, nosso Estado não teria essa pujança toda sem o cooperativismo, que está no nosso DNA”, comentou o deputado José Milton e ressaltou que a Lei do Cooperativismo foi um avanço para Estado, mas que é preciso elaborar políticas públicas de fomento a este setor.
Ele também discorreu sobre as contribuições que o Cecoop deve dar para o Estado. “O conselho vai, sim, criar novos mecanismos para que mais catarinenses possam se beneficiar desse sistema e para que a economia do Estado possa se desenvolver cada vez mais, por meio da geração de emprego e renda.”
Por outro lado, na última sessão da Alesc, antes do recesso parlamentar, o deputado Moacir Sopelsa conseguiu aprovação do requerimento enviando congratulações presidente da Fecoagro, Claudio Post, pela passagem do aniversário da entidade a ser comemorado dia 25 de julho, quando completará 43 anos de fundação. Na justificativa dos votos, Sopelsa destacou a importância dos serviços que a Fecoagro presta ao cooperativismo, ao agricultor e ao desenvolvimento do Estado de SC.
Fonte: Agência Alesc/Fecoagro