Deputados discutem Censo Agropecuário de 2017

O Censo Agropecuário de 2017 foi tema da audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) completou em fevereiro a coleta de dados do 11º Censo Agropecuário Brasileiro. “Como o último censo foi realizado em 2006, a expectativa é grande com a divulgação dos resultados, especialmente em relação à agricultura familiar brasileira”, afirma o deputado Heitor Schuch (RS), que pediu a realização do debate.

O censo vai mostrar o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade, utilização das terras, produção animal e vegetal, a forma de obtenção das terras, as práticas agrícolas utilizadas no estabelecimento, entre outros.

“Com dados atualizados, será possível fazer recortes relevantes de cunho social e identificar tendências, entre elas o envelhecimento dos produtores e o êxodo rural. Também poderá ser evidenciada a participação do jovem no processo produtivo e a sucessão nas propriedades rurais”, antecipa o parlamentar.

De acordo com o censo de 2006, havia no Brasil mais de 4,3 milhões de estabelecimentos de agricultura familiar, o que representava 84,4% do total das propriedades. Essas áreas, no entanto, ocupavam apenas 24,3% das terras.

No ano passado, em audiência na Câmara o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Rabello de Castro, afirmou que o Censo Agropecuário 2017 seria completo e chegaria aos mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais, com um maior nível de precisão nas respostas e um menor custo.

Participaram do debate na Câmara dos Deputados, entre outros, a coordenadora do Programa de Agricultura Familiar da Embrapa, Daniela Bittencourt, e representante do IBGE e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

Fonte: Agência Câmara Notícias

Leave a Comment

Pular para o conteúdo