Desafios atrai startups agrícolas ao Brasil para discussão em SP propostas de negócios

Acontece em Piracicaba – SP, no próximo dia 26 de junho, a terceira edição do evento INVIVO QUEST, 2019 – Desafio Aberto a Inovação. Trata-se de uma competição Internacional que tem por objetivo premiar as melhores propostas inovadoras para a produção de alimentos. Voltada às startups agrícolas, o evento foi realizado em anos anteriores na França e em Cingapura. Este ano o Brasil foi escolhido para sediar. Nos próximos anos estão agendados para acontecer em São Francisco na Califórnia; Lisboa em Portugal e Paris na França. Em Piracicaba acontecerá no Engenho Central Piracicaba. Conhecido como o Vale do Silício do agronegócio brasileiro, pelas inúmeras empresas de inovação voltadas ao campo no entorno da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq) e EsalqTec, o município de Piracicaba-SP, fica situado no vale do rio de mesmo nome.

O evento no Brasil conta com o apoio da CCAB Agro, empresa brasileira formada por agricultores e cooperativas, que tem sede em Cuiabá e Centro de administração de Negócios em São Paulo. A CCAB Agro conta com a participação acionária da IN Vivo da França, um grupo de Cooperativas daquele País.

O objetivo do INVIVO QUEST batalha de startups é encontrar repostas para a questão que está na ordem do dia dos países ao redor do mundo: como alimentar uma população estimada em cerca de 10 bilhões de pessoas no planeta, em 2050? A meta dos organizadores é fomentar um ecossistema global de inovação em tecnologia para o agro, através da aceleração dos melhores projetos ao longo da cadeia produtiva. Após a realização dos dois eventos anteriores, 200 startups e 150 parceiros já fazem parte dessa rede, em hubs na França, Cingapura, Nova York e Berlim.

O vencedor da etapa brasileira vai acompanhar a delegação da InVivo, com logística paga, na CES Las Vegas 2020, evento promovido pela Consumer Technology Association (CTA) e que atrai líderes empresariais e pensadores pioneiros do mundo, anualmente. Também fará parte da premiação um acesso privilegiado para concorrer ao Microsoft for Startups Programa. A startup ganhadora também vai ter oportunidade de acesso ao mercado europeu, através de conexões da InVivo e suas subsidiárias.

Até o momento, cerca de 30 candidatos já se inscreveram, no segmento de AgTech. Desses, 12 se apresentarão em pitches, divididos por quatro salas temáticas:  modelo de negócio, técnico, financeiro e propósito sócio-ambiental. A final do concurso Invivo Quest faz parte da programação do Agtech French Brazilian Club.

Para o CEO da Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro), braço da InVivo no país, Jones Yasuda, o evento é alinhado com a filosofia de nutrir o mundo, que orienta todas as ações da InVivo e da CCAB. “Somente com soluções disruptivas, que surgem de momentos como o InVivo Quest, tem sido possível o que já se chama de a segunda revolução verde, uma realidade nos campos brasileiros. Considerado o peso do Brasil na missão de alimentar essa população que cresce exponencialmente, é uma honra, para nós, sediar uma etapa do evento aqui”, afirma Yasuda.

O Agtech French Brazilian Club é um evento que juntará uma rede franco-brasileira de transformadores, incluindo empresas, startups, aceleradores, fundos de investimento e instituições. O evento trará palestras e painéis de discussão na noite do dia 26. Este evento é organizado junto com a Business France, que lançou também um programa de inovação AgTech mas com startups francesas no Brasil.

A Invivo é uma plataforma internacional que reúne 201 cooperativas agrícolas na França e representa mais de 300 mil produtores rurais de alimentos. A empresa possui três frentes de negócio: Bioline By InVivo (agricultura), Invivo Retail (varejo) e InVivo Wine (vinícola). Além destes, possui duas incubadoras de inovação: InVivo Food &Tech e InVivo Digital Factory. A InVivo está presente desde 2016 no Brasil, com a aquisição da Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro).

A Companhia das Cooperativas Agropecuárias do Brasil, CCAB Agro, é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos fitossanitários químicos e biológicos para proteção de cultivos. Criada em 2006, como uma iniciativa de um grupo de produtores rurais do cerrado, que buscavam soluções de acesso a uma gama mais variada de produtos para proteção de cultivos no Brasil, a CCAB se tornou a empresa com maior programa de pós-patentes do país.

Business France é a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, responsável por impulsionar o desenvolvimento internacional de empresas francesas, bem como prospectar e facilitar os investimentos estrangeiros na França.

Para mais informações e inscrições, acesse :  https://www.eventbrite.fr/e/billets-agtech-french-brazilian-club-62510118447

Fonte: imprensa CCAB por Catarina Guedes, com adaptação da Fecoagro

Leave a Comment

Pular para o conteúdo