Uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está tomando corpo em todo o Brasil.
Anualmente, no Dia Internacional do Cooperativismo que é comemorado no primeiro sábado de julho, as cooperativas se mobilizam para difundir os princípios da cooperação e os bons exemplos do cooperativismo e o sucesso na inclusão social, distribuição de renda aos associados e a participação nas ações comunitárias.
Neste ano, devido os jogos da Copa do Mundo, o Dia de Cooperar, que geralmente é realizado no mesmo Dia do Cooperativismo, foi antecipado para o último sábado de junho, ou seja, no próximo sábado, dia 30.
Em SC cooperativas de todas as regiões estão promovendo algumas atividades comemorativas ao Dia de Cooperar, envolvendo a comunidade.
Em Florianópolis, lideradas pela Ocesc e Sescoop, 12 cooperativas de diversos ramos realizarão inúmeras atrações no Parque de Coqueiros, com início às 9 horas da manhã. A partir das 8h30 haverá uma caminhada com saída da Beira Mar Continental, chegando ao Parque de Coqueiros, onde será realizada uma rápida solenidade de abertura, com a palavra apenas do presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin.
Logo após acontece as atrações culturais, recreativas, educativas e de entretenimento, totalmente grátis, e seguirão ate às 16 horas.
A Fecoagro vai distribuir sementes de hortaliças, mudas frutíferas, fertilizantes para hortas e jardins, suco de uva, e frutas, além de oficinas com orientações de como aproveitar lixo reciclável.
A TV COOP vai transmitir tudo ao vivo, das 9 às 16 horas, com entrevistas com lideranças, presidentes das cooperativas participantes e a população presente. Também apresentará boletins de outros eventos realizados pelo interior do Estado.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas, fez uma convocação para que todas as cooperativas se mobilizem e participem do Dia C. O vídeo gravado está sendo veiculado na TV COOP e nos programas de rádio e TV da Fecoagro.
Fonte: Fecoagro