Dia de Campo demonstra cultivares de pastagem de inverno anual no Vale do Itajaí

Transmitir informações sobre manejo, correção e fertilidade do solo, assim como sobre cultivares de pastagem anual de inverno, foi o objetivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc). Em parceria com o Sindicato Rural de Pouso Redondo, o Senar/SC promoveu o Dia de Campo, reunindo produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nas áreas de Bovinocultura de Leite, Bovinocultura de Corte e Ovinocultura, no Vale do Itajaí. 

O evento ocorreu na última semana, na propriedade do produtor e presidente do Sindicato Rural de Pouso Redondo, Luis Sandro de Liz, que faz parte da ATeG desde 2019. As atividades foram conduzidas pelo supervisor técnico da ATeG, Gerson Cunha (engenheiro agrônomo), e pelos técnicos de campo do programa, Gabriel Miranda Ribeiro (médico veterinário), Lucas José Oberosler (zootecnista) e Eduardo Borges Pereira (médico veterinário). Participaram 75 pessoas, entre produtores rurais assistidos pelas três cadeias produtivas e 12 técnicos de campo do Vale do Itajaí. 

Com duração de dois a quatro anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância. 

O Dia de Campo proporcionou a demonstração de 24 diferentes cultivares implantadas na propriedade, bem como o manejo da pastagem, incluindo altura de entrada e saída dos animais, tempo de ocupação, período de descanso, estrutura fisiológica das plantas e sua melhor forma de colheita. Essas ações visam mostrar os ganhos em produtividade e rentabilidade ao utilizar a mesma área de maneira eficiente. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, avalia que a implementação da ATeG, aliada às demais ações do Senar/SC e de outras entidades e órgãos, tornou as propriedades catarinenses excelentes exemplos de empreendedorismo e inovação no campo. “Os resultados significativos são uma realidade porque os produtores estão cada vez mais interessados em adquirir conhecimentos e porque contamos com equipes eficientes e excelentes parceiros em todas as áreas”. 

 

Fonte: MB Comunicação 

 

Leave a Comment