Eficiente supervisão técnica impacta na excelência da ATEG em SC

O zootecnista Fernando da Silveira iniciou seu trabalho como prestador de serviços do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em 2008. Na época, ministrava treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) na Área de Bovinocultura de leite e, desde 2016, é supervisor técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), na área de leite, em Santa Catarina. Com uma trajetória exemplar no programa, Fernando sempre acreditou no poder da inovação para promover transformações nas propriedades. Hoje atua na supervisão da ATeG também nas áreas de Bovinocultura de Corte e Ovinocultura. Toda essa dedicação, profissionalismo e comprometimento com a ATeG ao longo de sua história foram reconhecidos nacionalmente, no dia 12 de dezembro em Brasília, com a conquista do Prêmio “ATeG Gestão, Resultado que Alimenta 2023”, na categoria Supervisor Técnico.  

A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).  Fernando da Silveira conta que iniciou sua trajetória no Senar/SC com os treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) na Área de Bovinocultura de leite com ênfase para a qualidade do leite, implantação e manejo de pastagens, criação de bezerras e novilhas, além de sanidade e manejo de bovinos leiteiros. Boa parte desses cursos era realizada na região Oeste catarinense, onde há a maior bacia leiteira do Estado. Fernando conta que quando ingressou na ATeG, a metodologia o encantou porque o programa não trabalha com pacotes tecnológicos prontos, ou seja, atua com diagnóstico individualizado de propriedades e um planejamento específico dentro do que é necessário para cada propriedade. “Isso sempre tendo como pontapé inicial a gestão, pois acreditamos que só é possível melhorar aquilo que pode ser medido. Se tivermos uma gestão eficiente dentro das propriedades, conseguimos ter um direcionamento das questões técnicas”, salienta Fernando.  

O reconhecimento, do Senar, também avaliou propriedades que participam da ATeG em todo o País. Nessa categoria, o pecuarista na área de Bovinocultura de Leite, Gian Perazzoli, de Videira (SC) conquistou a premiação. Outra conquista para o Estado foi da técnica de campo da ATeG Bovinocultura de Leite, Suiane Pittol, que foi premiada na categoria Técnico de Campo. Foi uma premiação histórica que reconheceu todo o expressivo trabalho desenvolvido na ATeG Leite no Estado.  De acordo com o presidente José Zeferino Pedrozo, os significativos resultados são realidade porque os produtores são muito dedicados e estão cada vez mais interessados em obter conhecimentos e porque há dedicação de eficientes profissionais do Senar/SC e competentes equipes técnicas do programa, além de excelentes parceiros em todas as áreas. “Estamos satisfeitos com o desempenho dos profissionais do Senar/SC e de todas as equipes técnicas”.   

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, lembra que a ATeG Pecuária de Leite surgiu em 2016 e, desde então, atendeu mais de 6.400 produtores rurais. “Atualmente, o número de participantes soma 2.715 pessoas em SC. Esse programa é destaque graças ao envolvimento de cada produtor que não mede esforços para promover mudanças nas propriedades. Aliado a isso, temos o excelente trabalho de todas as nossas equipes”.   

Fonte: MB Comunicação 

Leave a Comment